O órgão regulador colombiano CREG – Comissão de Regulação de Energia e Gás – exige de todas as distribuidoras de energia deste país a instalação de equipamentos registradores de qualidade de energia nos transformadores de cada subestação de distribuição. As informações registradas devem ser monitoradas e processadas para envio semanal de dados ao regulador e para eventuais análises históricas requisitadas sob demanda.

A Codensa, maior distribuidora de energia da Colômbia, atendendo aproximadamente a 22% da demanda nacional, realizou a instalação dos equipamentos Nexus1250, da fabricante americana Electro Industries, a partir de 2008 e vinha atendendo a regulação através de muitos processos manuais e algumas ferramentas desenvolvidas pela equipe de TI da própria empresa. Devido ao grande volume de medidores e diversas situações em campo, este sempre foi um processo custoso.

No final de 2010, a Codensa decidiu investir em uma ferramenta que automatizasse o processo de monitoramento e análise dos equipamentos, não só para garantir o pronto atendimento da regulação, mas para fazer completo uso dos equipamentos já implantados, tanto para melhoria do atendimento aos clientes, quanto para usos complementares, como a disponibilização de informações de energia para outras áreas da empresa. Em 2011, a Way2 implantou sua Plataforma Integrada de Medição e um projeto de customização visando completa aderência aos processos da concessionária.

A plataforma foi licenciada inicialmente para 350 pontos de medição, monitorados de forma online através de canais Ethernet e modems GPRS. Os usuários podem acompanhar através de mapas regionalizados o status de comunicação e também a ultrapassagem de limites dos indicadores de qualidade. São coletados constantemente valores de energias, tensões, correntes, desbalanços, flicker, harmônicos, eventos e diversas outras grandezas configuradas na memória de massa dos equipamentos.

Abaixo alguns destaques da solução:

  • Gestão completa da validação, geração e envio dos relatórios ao regulador CREG;
  • Compartilhamento de canais GPRS para conexão online simultânea de vários medidores utilizando apenas um modem;
  • Alem dos medidores, permite geração de relatórios para cada Circuito, utilizando informações de interrupções na rede obtidas do sistema SCADA, ou de entradas digitais do equipamento;
  • Extração de históricos, análises e estatísticas de forma automática;
  • Criação de relatórios de qualidade de energia customizados pelo usuário.