Pertencente à concessionária Santo Antônio Energia, a UHE Santo Antônio é uma das maiores do país e está localizada ao norte do Brasil. Esta é a primeira usina a ser construída na Amazônia Legal e compõe parte do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira.

Estratégica para o desenvolvimento da região norte, proporciona a expansão da oferta, o aumento da qualidade e confiabilidade da energia elétrica. Atualmente a usina possui 28 turbinas em operação comercial, gerando aproximadamente 1.853,74 MW. Em novembro de 2016 estará totalmente concluída operando com 50 turbinas instaladas e potência total de 3.568 MW. Como a usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sua produção beneficiará consumidores locais e das demais regiões do país sendo destinado à Rondônia até 600 MW médios, o que permitirá o desligamento gradual das usinas termelétricas que apresentam elevado custo de operação.

Em 2012, a concessionária Santo Antônio Energia optou por contratar o Serviço de Gestão e  Operação da Medição oferecido pela Way2 através de sua Plataforma Integrada de Medição,
para atender as exigências de medição da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), mitigando assim os riscos de penalidades e aumentando a confiabilidade dos dados utilizados na contabilização da energia gerada pela usina.

Toda infraestrutura de TI necessária para hospedar a plataforma é fornecida e mantida pela Way2 em um ambiente de computação em nuvem. Além da integração com o sistema da CCEE para envio dos dados de medição e da supervisão da comunicação com os medidores, o serviço prestado pela Way2 à Santo Antônio Energia compreende a telemedição, validação e disponibilização dos dados em uma interface 100% web através de gráficos e relatórios padronizados.

“Com a implantação da plataforma, que nos permite acompanhar em tempo real a performance da usina, ficou mais fácil e rápido identificar qualquer problema referente à coleta de dados de medição e também o acompanhamento da energia efetivamente gerada. Além disso, após a parceria estabelecida com a Way2, a interface com a CCEE, as tratativas de inspeção lógica, cadastro de pontos de medição e notificações referentes à coleta de dados ficou mais dinâmica e mais segura, protegendo a companhia” – Cristovam Magalhães, Gerente Comercial na Santo Antônio Energia.

Foi desenvolvido ainda uma tela customizada para acompanhamento das medições realizadas em tempo real, fornecendo a potência instantânea de cada unidade geradora bem como da usina como um todo. “A equipe da Way2 sempre  atendeu a Santo Antônio Energia com rapidez, eficiência e muita cortesia” – Cristovam.