Paper disponível para download: “Gestão e Monitoramento Remoto das Medições Anemométricas”

No mês de setembro aconteceu o Brazil Wind Power 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Way2 em parceria com a Briskcom Business Technology, lançou um novo serviço baseado na Plataforma Integrada de Medição destinado à Gestão da Medição Anemométrica. Durante o evento, Thales Rodrigues Fonseca – Gerente de Negócios da Way2, apresentou um paper intitulado “Gestão e Monitoramento Remoto das Medições Anemométricas”, desenvolvido por ele mesmo em parceria com Danilo Barbosa.

O trabalho explica como a Avaliação dos Recursos Eólicos é uma das fases mais importantes no cenário de projetos eólicos, no entanto, enfatiza que problemas durante o registro de dados ou até mesmo problemas com equipamentos, podem prejudicar a integridade das informações que seriam utilizadas para o processo de análise e avaliação dos recursos.

Thales e Danilo, em seu paper, propõem como alternativa o uso de um sistema de satélites de cobertura global, que, aliados a uma plataforma de coleta e gerenciamento dos dados de medição causam um impacto muito positivo em campanhas de avaliação de recursos Eólicos, permitem a transferência dos dados automaticamente e a constituição de um banco de dados permanente para desenvolvimento de instrumental técnico voltado ao planejamento e à operação de parques eólicos.

Devido ao êxito da apresentação e à importância do tema para o mercado, abaixo disponibilizamos os links para download:

Apresentação BWP2013 – Gestão e Monitoramento Remoto das Medições Anemométricas

Paper BWP2013 – Gestão e Monitoramento Remoto das Medições Anemométricas