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Por Helena Liberato, Analista de Marketing na Way2 | 3 agosto, 2021 | 0 Comentário(s)

AES Brasil garante operação mais segura e ágil das suas usinas com plataforma de medição da Way2

Cliente desde 2015, a AES Brasil encontrou na Way2 a tecnologia de telemedição que precisava para superar os desafios da gestão de dados dos seus medidores de faturamento e evitar penalidades.

medição de energia

Imagine a sua usina de energia contar com uma Plataforma Integrada de Medição que realiza a coleta dos dados e monitoramento da comunicação entre a CCEE e os medidores de faturamento de forma automatizada, além de apoiar a entrada em operação das unidades geradoras perante ao órgão regulador e verificar relatórios do Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE). Esses são os benefícios da solução da Way2 Technology para clientes de geração centralizada de energia. 

Com o apoio da tecnologia de telemedição, o time que atua no Serviço de Gestão e Operação das Medições para Faturamento, entrega disponibilidade e consistência dos dados dos medidores para faturamento, mitigação de riscos na operação, como no caso da Atlantic do Grupo CGN, além de otimizar e automatizar processos como no grupo Santo Antônio Energia. Na AES Brasil, não foi diferente.

Cliente desde 2015, a AES Brasil encontrou na Way2 a tecnologia que precisava para superar os desafios da gestão de dados das suas usinas

Para entender melhor como o serviço de gestão e operação das medições para faturamento pode mudar o cenário da gestão de dados de energia dos agentes de geração centralizada, confira abaixo a entrevista realizada com o nosso cliente Sérgio Angerami, responsável pela gestão da operação na AES Brasil:

Por que e o que motivou a contratação da Plataforma Integrada de Medição da Way2?

Com o antigo software que utilizamos na operação, chegamos a receber uma multa de mais de R$300.000, pois não tínhamos visibilidade sobre dados em um determinado ponto de medição. A partir desse momento, começamos a analisar outras plataformas mais modernas e conhecemos a Way2. Chegamos a conversar com outras empresas, mas realmente os serviços da Plataforma Integrada de Medição da Way2 têm toda a facilidade e interatividade que precisávamos. 

A partir do momento da contratação, como foi o processo de adoção da solução de medição da Way2?

Durante todo o processo de contratação e migração, tivemos todo o suporte necessário para alinhamento. Principalmente em relação aos medidores de novos ativos dentro do nosso sistema que precisávamos incluir. O time atuou de forma rápida para configurar a plataforma e realizar o envio de dados para a CCEE.

Quais os principais ganhos que vocês tiveram usando a tecnologia?

Com certeza o nosso principal ganho é a agilidade no negócio. A AES Brasil hoje possui 200 pontos de medição e é realmente difícil confirmar o envio correto de todos os dados. E com a Way2 nós conseguimos a visibilidade necessária em um único dashboard com todos os pontos que foram enviados; o que facilita muito a nossa gestão.

Além disso, conseguimos acompanhar se houve alguma ausência ou ultrapassagens. Se eu preciso saber como a minha usina está performando hoje, abro a plataforma com muita facilidade e acompanho em tempo real. 

Dentre as funcionalidades disponíveis na plataforma, quais são indispensáveis para a rotina da operação?

Nossa rotina diária pela manhã é verificar como está o envio de dados para a CCEE e depois acompanhar o desempenho da geração ao longo do dia, o que conseguimos resolver com agilidade e praticidade através do dashboard de acompanhamento em tempo real da Plataforma Integrada de Medição. Uma outra tarefa importante que temos é a comprovação de disponibilidade da unidade da geradora. Toda vez que realizamos uma parada nas máquinas para manutenção, a ONS exige o envio dessa comprovação para que possam liberar posteriormente a máquina para uso, e é com a plataforma que fazemos esse procedimento. 

Além do apoio da tecnologia, vocês também contam com o suporte de um time de especialistas em gestão do SMF. Como você definiria esse relacionamento?

É incrível como o atendimento com o time de suporte da Way2 é ágil e instântaneo. Seja uma dúvida sobre os medidores em campo ou alguma alteração de configuração na plataforma, o time nunca nos deixou na mão. Acredito que respostas para os problemas, qualquer um tem, mas vocês nunca nos deixaram sem uma solução. 

Clique aqui e saiba mais sobre o caso de sucesso da AES Brasil. Se você quiser conhecer melhor a nossa Plataforma Integrada de Medição e entender como a tecnologia pode mudar o cenário das suas usinas também, entre em contato com um especialista Way2. 

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