Way2Blog

Tudo sobre gestão de energia e o setor elétrico!

Por Michel Muller, Executivo de negócios na Way2 | 27 julho, 2022 | 0 Comentário(s)

PrismaGD: como funciona o software para gestão de créditos de energia

Conheça o software desenvolvido pela Way2 Technology para gestão de créditos, captura e processamento de faturas para a geração distribuída nas modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada de energia e descubra como a solução pode proporcionar desempenho operacional para grandes negócios

software para créditos de energia

Acumulando mais de 11GW de potência instalada no Brasil, a geração distribuída já é capaz de atender cerca de 16,5 milhões de habitantes, sendo a energia solar a principal fonte dos sistemas de mini e microgeração de eletricidade, chegando a representar 97,7% do total. Os dados são da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e, segundo estimativas da organização, o país deve chegar à marca de 15 GW de potência instalada em GD até o fim de 2022. 

Com este cenário de rápido crescimento em vista, torna-se cada vez mais necessário adotar tecnologias como o PrismaGD. A solução, desenvolvida pela Way2, simplifica o gerenciamento de créditos de energia, captura e processamento de faturas para usinas de geração distribuída.

E, neste artigo, reunimos as principais funcionalidades desse software, o primeiro a viabilizar a gestão de créditos de energia para GD. Confira!

Conheça o PrismaGD: software para gestão de créditos de energia 

A plataforma PrismaGD, desenvolvida pela Way2, é ideal para operações de geração distribuída com múltiplas unidades consumidoras nas modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada de energia, sendo direcionada especialmente para consórcios e cooperativas. 

A solução, além de viabilizar a gestão de créditos de energia, automatiza a captura e processamento das faturas de energia, garantindo eficiência no gerenciamento dos dados energéticos e desempenho operacional para grandes negócios. 

Considerando, por exemplo, uma usina de geração distribuída com um grande volume de unidades consumidoras, o software entra como uma solução de tecnologia para otimizar os processos e facilitar a gestão das unidades. 

Com as funcionalidades da plataforma, é possível também acompanhar em tempo real a energia injetada na rede, automatizar o rateio dos créditos de energia entre as unidades consumidoras, processar e auditar dados das faturas de energia das principais distribuidoras do Brasil, entre outras ações. 

Tecnologia do PrismaGD para gestão de créditos de energia

Gestores de usinas de geração distribuída sabem o quanto é fundamental realizar mensalmente o balanço energético entre a energia gerada pela usina e a energia creditada nas várias unidades consumidoras do seu consórcio ou cooperativa. Isso faz parte do processo de auditoria do sistema de compensação de créditos, pois tanto a energia injetada na rede quanto à compensada são medidas e processadas pelas concessionárias, que podem cometer erros na contabilização.

Com a funcionalidade “Balanço de créditos” disponível no PrismaGD, o gestor tem visibilidade em tempo real sobre a energia total injetada pela Geração Distribuída e, mensalmente através das faturas de energia, tem acesso à energia compensada em cada unidade consumidora. Assim, consegue chegar no ponto ótimo do rateio de créditos de energia de cada unidade beneficiária. 

Esse processo automático elimina, por exemplo, a necessidade de utilizar diversas planilhas para fazer a divisão dos créditos entre cada unidade consumidora. Na plataforma, os dados estão todos no mesmo lugar, automatizados e divididos por usina, garantindo maior eficiência operacional para os agentes. 

Captura e processamento de faturas para geração distribuída

Um dos maiores desafios para gestores de usinas com diversas unidades consumidoras é o processo de captura das faturas de energia. Isso porque é necessário acessar o site de cada concessionária para coletar as informações, o que torna a tarefa árdua e que ocupa boa parcela de tempo na rotina.

Dentro da plataforma PrismaGD, é possível realizar, através de crawlers, a captura automática das faturas das unidades consumidoras. Além da captura e processamento das faturas, o gestor pode contar também com o balanço energético para auditoria de compensação de créditos.

Desempenho financeiro de forma prática e automatizada 

Também é um desafio para os gestores de consórcios e cooperativas de geração distribuída comprovar a economia gerada para os seus clientes. Mas com o PrimaGD, é possível acessar dashboards intuitivos para acompanhar em tempo real a energia injetada na rede e fazer o cálculo de economia gerada para os clientes.

Agora que você já conhece as principais funcionalidades da solução, converse com um especialista para entender como o PrismaGD pode ajudar na gestão de usinas de geração distribuída.

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia