Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Bianca Escrich, redatora na Way2 | 13 maio, 2020 | 0 Comentário(s)

7 Dicas de economia de energia para empresas

Seguindo boas práticas e aplicando soluções para economia de energia elétrica, como adotar um sistema de gestão de energia, empresas reduzem custos e geram maior eficiência operacional, tornando o negócio mais lucrativo e competitivo.

dicas de economia de energia

Promover a economia de energia elétrica nas empresas pode gerar ganhos significativos a longo prazo, que vão além do financeiro. Através do uso racional do recurso de energia, torna-se possível eliminar desperdícios de forma a atingir uma alta eficiência energética operacional. Geralmente, o impacto do custo de energia é enorme nas contas da maioria das empresas, independentemente do tipo de negócio e de seu segmento de atuação.

Devido ao fato do Brasil possuir uma das tarifas de energia mais altas do mundo, este impacto pode ser ainda maior. Para exemplificar, temos no setor industrial os custos com energia representando cerca de 40% de todos custos associados à produção. Por esse motivo, economias em energia são consideradas excelentes alternativas para redução de custos, proporcionando maior lucratividade e tornando o negócio mais competitivo.

Para diminuir os custos com um recurso tão necessário para o funcionamento do negócio sem comprometer a operação e os resultados, é importante adotar medidas eficazes de economia de energia. Continue a leitura deste artigo para conferir dicas úteis para as empresas, e como as boas práticas que geram ganhos em eficiência energética podem levar a produzir mais gastando menos.

Confira as dicas de economia de energia para aplicar nas empresas

Para se manterem competitivas, mesmo diante de um cenário econômico adverso, as empresas precisam adotar uma série de medidas a fim de reduzir seus consumos e custos.

Listamos 7 dicas para promover economia de energia nas empresas. Confira a seguir:

1 – Leitura automatizada das faturas de energia

A fatura da conta de luz apresenta dados sobre o fornecimento de energia, assim como detalhes específicos sobre a cobrança dos serviços oferecidos. Informações relevantes que podem auxiliar na identificação de padrões de consumo que podem embasar a tomada de decisões sobre compra de energia, melhor enquadramento tarifário, infraestrutura, otimização de processos, entre outras medidas que promovem economia de energia elétrica. A gestão das faturas de energia elétrica de forma automatizada permite que as empresas tenham um controle real sobre essa despesa, servindo como valiosa fonte de dados para subsidiar decisões voltadas à eficiência energética em uma organização. Nesse sentido, a leitura automatizada das faturas de energia é um das medidas adotadas para promover eficiência operacional e reduzir custos com energia na empresa.

2 – Enquadramento adequado de modalidades tarifárias

Realizar a gestão e monitoramento do consumo de energia elétrica continuamente por meio do uso de sistemas de automação e controle de energia permite obter um dimensionamento mais realista do consumo e demanda assim como avaliar possibilidades de economia de energia elétrica nas empresas. Com o auxílio de um software de gestão de energia, torna-se possível identificar qual é o enquadramento tarifário mais adequado de acordo com o perfil de consumo da sua empresa, fator que possibilita avaliar se a modalidade tarifária está adequada. Caso não esteja, é possível negociar com a distribuidora o enquadramento adequado dentre diferentes  modalidades tarifárias.

3 – Avaliar a demanda contratada

demanda contratada de energia pode ser entendida pela quantidade de potência disponibilizada pela distribuidora na unidade consumidora, que pagará por este serviço. Além disso, o contrato de demanda contratada também tem objetivo de manter os consumidores dentro dos limites contratados, a fim de evitar sobrecarga no sistema elétrico por falta de planejamento ou uso excessivo.

Para avaliar se a demanda contratada é mais adequada, primeiramente, uma empresa deve conhecer o seu perfil de consumo e a evolução de sua demanda em diferentes períodos do ano. É possível fazer essa avaliação a partir do monitoramento sistemático da sua carga por meio de um software de gestão de energia.

A iniciativa permite identificar oportunidades de otimizar a utilização da rede elétrica, contribuindo com a economia de energia nas empresas. Contratar uma demanda adequada ao perfil do consumidor é muito importante para evitar custos com contratos superdimensionados ou com penalidades por ultrapassagens em contratos subdimensionados.

4 – Evitar energia reativa excedente

A maioria dos consumidores não sabe que as concessionárias de energia elétrica cobram uma multa em caso de má utilização da energia elétrica. A cobrança adicional é aplicada às empresas que fazem uso excessivo da energia reativa gerada por equipamentos como motores mal dimensionados, máquinas de solda, transformadores, bombas hidráulicas, elevadores, entre outros.

O valor cobrado pelo excedente pode representar um impacto financeiro significativo às empresas a longo prazo. Para identificar os potenciais de economia de energia nas empresas, é necessário ter uma visão macro do comportamento de consumo e demanda. Esse acompanhamento pode ser feito por meio da adoção de soluções que ajudam a identificar potenciais de economia de energia elétrica nas empresas.

5 – Alcançar ganhos em eficiência energética

Adotar um sistema de gestão de energia, bem como boas práticas de otimização do consumo deste recurso, afetam diretamente nos ganhos em eficiência energética. O monitoramento em tempo real do desempenho energético da empresa é de suma importância, pois permite um controle maior do consumo de energia, acarretando em menores custos de produção e melhoria da rentabilidade dos negócios.

É imprescindível que a contratação de uma solução para monitoramento do consumo de energia atenda aos requisitos exigidos pela ISO 50001, que é a norma que estabelece a adequação dos processos para um melhor desempenho energético a partir da aplicação de medidas que promovam ganhos em eficiência energética, e também a otimização do consumo. Iniciativa que promove não apenas redução de custos, como também a operação sustentável do negócio. Um diferencial competitivo estratégico, independente do segmento de atuação da empresa.

iso 50001; dicas de economia de energia

6 – Migrar para Geração Distribuída

Contratar uma consultoria especializada em gestão de energia é uma alternativa para empresas que buscam migrar para Geração Distribuída: modelo de produção de energia elétrica por meio de pequenas centrais geradoras que utilizam fontes de energia renováveis localizadas nos próprios pontos de consumo ou sob uma mesma área de concessão.

Esse modelo de geração promove o uso racional e sustentável da energia, pois permite ampliar a capacidade energética com menor impacto ambiental e menor sobrecarga sobre o sistema, ao mesmo tempo em que traz economia e competitividade aos consumidores.

7 – Migrar para o Mercado Livre de Energia

Empresas elegíveis ao Mercado Livre de Energia devem fazer uma análise da viabilidade econômica em migrar para esse ambiente de contratação. Para isso, é importante contar com auxílio de uma consultoria especializada em gestão de negócios do mercado livre. Afinal essa decisão precisa ser tomada de maneira segura já que, após a migração, a distribuidora pode estipular um prazo de até cinco anos para que a empresa volte ao mercado regulado.

Migrar para o Mercado Livre de Energia oferece diversos benefícios. Além de terem acesso a tarifas mais vantajosas, os agentes do Mercado Livre negociam as condições de compra e aproveitam os benefícios da previsibilidade financeira, pois sabem quais serão seus custos a longo prazo, já que estarão devidamente estipulados em contrato.

Agora que você conferiu as principais dicas para promover economia de energia, conheça as soluções da Way2 para gestão de energia nas empresas.

gestão de energia para empresas; dicas de economia de energia

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia