Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Bianca Escrich, redatora na Way2 | 4 maio, 2020 | 0 Comentário(s)

Como obter eficiência operacional na geração da energia de biomassa?

Tecnologias que garantem o controle em tempo real da operação de uma usina de energia de biomassa são a saída para os agentes do setor sucroenergético.

energia de biomassa

A biomassa é considerada uma fonte de energia limpa e renovável. Feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar, restos de madeira, carvão vegetal, casca de arroz, capim-elefante, entre outros recursos naturais. De acordo com relatório Florestas Energéticas, o Brasil tem potencial para gerar 11,6 GW por ano a partir da energia de biomassa de florestas plantadas, o equivalente a mais de duas usinas hidrelétricas como a de Belo Monte.

Projeções otimistas indicam que, em 2040, quase metade da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis, que inclui a biomassa para geração de energia. Isso se deve aos inúmeros benefícios na geração da energia de biomassa, como o baixo custo de aquisição. Além do fato de ser menos poluente ao meio ambiente em comparação aos combustíveis fósseis, reduzindo o impacto ambiental no processo de conversão de biomassa em energia.

No entanto, do momento em que o resíduo da moagem da cana é gerado e até se tornar energia elétrica. Sendo consumida ou comercializada, ocorre uma sucessão de processos que consomem energia e recursos. O desafio fica em desenvolver tecnologias eficientes para que esse processo seja limpo e sustentável, além de rentável.

A introdução da tecnologia no gerenciamento das operações agrícolas foi um dos fatores de maior impacto na redução dos custos de produção da cana-de-açúcar no Brasil. O controle em tempo real de todas as operações trouxe segurança, redução de custos e previsibilidade de desempenho.

E isso vale, agora, para o setor sucroenergético. Para conseguir obter o máximo de vantagens na geração da energia de biomassa, a usina deve gerenciar melhor os processos com objetivo de conquistar maior eficiência operacional. Entenda como neste artigo!

Tecnologia na operação da usina de energia de biomassa 

Usinas de geração da energia de biomassa que adotam recursos tecnológicos para realizar o efetivo controle e monitoramento em tempo real da medição de faturamento de energia elétrica (SMF – Sistema de Medição para Faturamento) tendem a apresentar ganho em eficiência operacional.

O monitoramento automatizado permite prevenir erros de contabilização da energia gerada ou corrigir anomalias em tempo hábil. Além de gerar indicadores de desempenho confiáveis que facilitam a tomada de decisões para promover uma gestão mais eficiente da geração de energia de biomassa.

Por isso, um dos caminhos possíveis para alcançar a eficiência energética e operacional é integrar uma tecnologia de análise de dados para gestão eficiente do Sistema de Medição para Faturamento (SMF). Afinal, é através desse sistema que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) tem acesso aos dados de geração de energia para sua devida contabilização, de modo que o agente possa ter a correta remuneração pela energia gerada.

Adotar um sistema de gestão da medição para faturamento garante maior segurança na contabilização da energia. Uma vez que as informações registradas nos medidores são validadas de forma automatizada. Isso permite assegurar que toda energia gerada seja contabilizada da melhor maneira possível, mitigando possíveis riscos de perda de receita ocasionado por erros de medição. Vale ressaltar que o sistema de medição para faturamento é considerado a caixa registradora da usina. Ou seja, erros ou inconsistências serão impactados diretamente no faturamento do empreendimento.

Dessa forma, a usina de energia de biomassa passa a ter uma eficiência energética e operacional maior. Evitando perdas que podem parecer insignificantes a curto prazo, mas que somadas podem ser bastante representativas se persistirem a longo prazo. Principalmente, para a gestão de energia da usina.

Apesar das usinas de energia de biomassa possuírem outras fontes de rentabilizar seus negócios com a comercialização de açúcar, etanol, papel e grãos, nos últimos anos boa parte da receita dos empreendimentos de biomassa está sendo da geração de energia. Outro ponto favorável para a geração da energia de biomassa é que o Brasil oferece excelentes condições para a produção. Além do uso energético da biomassa em larga escala.

Dados que reforçam a importância de adotar uma solução de gestão da medição para faturamento que possibilite acompanhamento dos indicadores de performance do ativo de geração por meio da gestão inteligente de dados de medição e demais processos da usina. Fator que contribui para fornecimento de insumos para que agentes geradores de energia ganhem maior eficiência operacional, assegurando ainda a adequação ao atendimento regulatório da usina para evitar penalidades

energia de biomassa

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia