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Por Lucas Fiamoncini de Souza e Nathália Viegas, Cientista de Dados na Aquarela e Analista de Marketing na Way2 | 29 setembro, 2023 | 0 Comentário(s)

Como a tecnologia pode ajudar varejistas a gerenciar clientes no mercado livre de energia? 

O uso da tecnologia inteligente permite gerenciar de clientes no mercado livre de energia, com soluções que automatizam processos, permitem análises inteligentes de dados e personalizam a experiência do consumidor.

Esse artigo foi coescrito por Lucas Fiamoncini de Souza, cientista de dados na Aquarela 

gerenciar clientes no mercado livre de energia

A energia comercializada no ambiente livre de contratação já representa 40% de todo o consumo energético do Brasil. E a tendência é que este número continue crescendo. Tendo em vista que cada vez mais consumidores poderão fazer parte do ACL, principalmente a partir de 2024. Nesse cenário, as comercializadoras varejistas encaram o desafio de gerenciar clientes no mercado livre de energia de maneira eficiente e proporcionar uma boa experiência.  

Frente a esses desafios, soluções tecnológicas desempenham um papel fundamental ao viabilizar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que facilitam a atuação das comercializadoras, que cada vez mais necessitam automatizar e otimizar tarefas recorrentes atreladas à gestão de energia.  

Com o apoio da tecnologia, as varejistas conseguem fazer análises de dados e embasar tomadas de decisão sobre as operações que gerenciam, além de ter uma compreensão mais avançada sobre o perfil dos consumidores, realizando uma gestão mais eficaz de todos seus clientes. 

Tecnologia aplicada para gerenciar clientes no Mercado Livre de Energia 

Com a abertura do mercado para toda a alta tensão em vista, as comercializadoras varejistas precisam de estratégias consolidadas e modelos de negócios inovadores, que se apoiem em sistemas que permitam acompanhar faturas, monitorar a energia dos consumidores atendidos e que facilitem toda a análise de dados da operação energética dos clientes.  

Inteligência artificial e análise de dados para gerenciar clientes no mercado livre de energia 

Embora a inteligência artificial tenha ganhado destaque nos últimos meses com a popularidade de soluções como o ChatGPT e Midjourney, essa tecnologia já é velha conhecida do setor elétrico, que se utiliza de soluções de gerenciamento de energia baseados em IA para facilitar a análise de dados.  

A grande vantagem da inteligência artificial é que, por meio do processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e mineração de dados, permite coletar, processar e analisar muitas informações ao mesmo tempo e até em tempo real. Esses dados podem incluir padrões e histórico de consumo, preferências, histórico de pagamentos, dentre outros.  

Compreender essas informações auxilia nas tomadas de decisões por segmentação de clientes e ofertas personalizadas, melhorando a experiência do usuário e apoiando os varejistas para gerenciar clientes do Mercado Livre de Energia.  

Monitoramento e controle de energia 

O monitoramento do consumo de energia é uma solução que permite às comercializadoras o acesso ao consumo de energia por unidades, setores, processos e equipamentos das unidades consumidoras gerenciadas por elas. Através da utilização de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, é possível acompanhar o consumo de forma detalhada, identificar pontos de alto consumo e adotar medidas para reduzir o desperdício. Ou seja, é uma ferramenta essencial para identificar onde estão os gargalos da operação.  

Esse monitoramento pode ser feito com a leitura remota dos medidores (hardware), coletando os dados de consumo e os transmitindo para uma plataforma de gestão (software), para serem processados e armazenados. A coleta dos dados pode acontecer também sem a necessidade de um dispositivo a ser instalado em campo, via Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), da CCEE, sendo disponibilizados para o cliente posteriormente em um dashboard. 

É importante reforçar que com essas informações em mãos, as plataformas de gestão de energia conseguem entregar indicadores confiáveis sobre o perfil de consumo de cada unidade consumidora. 

Automação de processos para gerenciar clientes no mercado livre de energia

O mercado livre de energia possui diversos processos relacionados a faturamento, cobrança e outras burocracias que, muitas vezes, são realizadas manualmente. No caso de um varejista, que é responsável por todos os processos de seus clientes, a utilização de sistemas de gestão integrados permite automatizar essas tarefas. Dessa forma, há uma redução no tempo gasto em processos manuais e aumento na eficiência operacional.  

Neste cenário, uma tecnologia que facilite a extração de dados de fatura de forma automatizada é essencial para que as comercializadoras tenham uma visão mais aprofundada sobre o risco financeiro envolvido em cada contrato do consumidor livre, podendo mitigar possíveis perdas. 

Além de permitir a identificação de padrões de consumo, prever tendências e avaliar a viabilidade dos contratos vigentes, optando por estratégias que evitam prejuízos financeiros em decorrência de diferenças entre a energia contratada e a energia consumida. 

Canais de comunicação 

A comunicação exerce um papel essencial na garantia da qualidade do serviço prestado. A tecnologia permite que os varejistas se comuniquem com seus clientes por meio de diversos canais (e-mail, redes sociais, whatsapp, chatbot), o que garante um contato mais ágil e eficiente. A utilização de aplicativos móveis também facilita o fornecimento de suporte aos clientes. 

Esses canais podem ser usados para notificações de tarifas especiais, envio de relatórios, acompanhamento de consumo e até realização de pagamentos. Além disso, a integração dos canais de comunicação com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) possibilita um melhor acompanhamento do histórico de interações com cada um, garantindo a qualidade do atendimento. 

O novo cenário do setor elétrico oferece oportunidades e desafios para os varejistas, que podem contar com diferentes tecnologias para gerenciar clientes no Mercado Livre de Energia. Adotando soluções tecnológicas, os varejistas se mostram aptos a oferecer serviços personalizados e suporte ágil aos consumidores livres, resultando em operações mais robustas e competitivas no mercado. 

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