Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Gilberto Neto, SDR na Way2 | 27 agosto, 2019 | 0 Comentário(s)

Tecnologia e gestão do Sistema de Medição para Faturamento

Para uma gestão do Sistema de Medição para Faturamento, a tecnologia é um caminho que permite acompanhar as medições, prevenir penalidades e garantir boas práticas para a correta contabilização de energia.

sistema de medição para faturamento de energia

Agentes de Geração conectados ao sistema elétrico devem ter instalados em suas unidades geradoras o Sistema de Medição para Faturamento (SMF) de energia, conforme determina a legislação.

O propósito dessa obrigatoriedade é garantir que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) tenha acesso, com qualidade, aos dados necessários à contabilização e à apuração da energia gerada. Para os agentes que não cumprem os procedimentos relacionados à adequação e à manutenção do SMF, a CCEE prevê penalidades ou até mesmo a rejeição da conexão com o sistema elétrico.

Ainda que possa parecer um processo simples e burocrático, a medição para faturamento de energia é muito sensível a falhas e inconsistências. E elas acontecem com mais frequência do que se imagina, por fatores diversos:

  • sincronismo de relógios;
  • sinistros;
  • falhas de TP ou TC;
  • surtos elétricos;
  • calibração dos medidores.

Além das penalidades previstas, as falhas no processo de medição podem trazer outros prejuízos aos agentes. Como por exemplo a perda de remuneração na venda da energia, devido à incorreta contabilização. O adequado funcionamento do SMF, portanto, não é importante apenas para que os órgãos reguladores possam cumprir suas competências. Mas também para que as geradoras protejam suas receitas.

Gestão do SCDE

Para permitir a sistemática de disponibilização e coleta de dados da geração, a CCEE criou o Sistema de Coleta de Dados (SCDE), por meio do qual faz a coleta diária dos dados de medição das geradoras de forma ativa ou passiva. Na coleta ativa, acessa remotamente a memória de massa dos medidores para a leitura dos dados. Já na coleta passiva, o agente de medição disponibiliza, via SCDE, um arquivo XML com os dados de geração do ativo.

É importante lembrar que a normatização do setor elétrico atribui ao gerador a responsabilidade de monitorar os canais de comunicação do seu SMF com o SCDE, para garantir disponibilidade e eficiência energética. É do gerador também a responsabilidade de controlar a entrega de medições nos prazos estipulados, quando a coleta se dá de forma passiva.

Monitoramento em tempo real da Medição para Faturamento

Muitos agentes ainda restringem a gestão das medições ao método padrão, que consiste no acompanhamento dos relatórios do SCDE para validar as medições registradas e identificar a necessidade de eventuais ajustes. Esse procedimento, no entanto, carrega limitações e uma das mais impactantes, em termos de resultado, é o registro tardio de ocorrências e anomalias. Sem identificá-las de imediato, perde-se a chance de agir preventivamente e fica-se limitado a decisões apenas reativas.

Um dos caminhos viáveis para se fazer uma gestão eficiente do processo de medição, permitindo a prevenção de cenários indesejados, é o monitoramento em tempo real. Ele é possibilitado por tecnologias aplicadas diretamente sobre o Sistema de Medição para Faturamento de energia. Essas tecnologias criam rotinas automatizadas de coleta, validação e consolidação de dados, trazendo confiabilidade e segurança ao processo de medição.

Com a devida supervisão, o agente fica a par de inconsistências registradas e consegue rapidamente corrigir dados e sanar problemas. A tecnologia disponibiliza ainda recursos adicionais, como o uso de alarmes para a imediata identificação e diagnóstico de comportamentos anômalos. O que torna o acompanhamento dos dados mais eficiente e a tomada de decisão mais segura.

Vale destacar que os sistemas com alarmes atuam sobre os dados que de fato serão contabilizados. Assim, quando bem configurados, podem apontar eventos importantes para a manutenção dos equipamentos e a proteção das usinas. Os alarmes conseguem diagnosticar problemas como lacuna de dados, ultrapassagem da demanda contratada, estabilidade do canal de comunicação com a CCEE, discrepância entre medidor principal e retaguarda, entre outras anomalias.

Além do uso de alarmes, a tecnologia possibilita o manuseio e o tratamento dos dados de medição por meio de softwares especializados, que permitem a geração de indicadores de desempenho vinculados à realidade contratual de cada agente. Métricas como geração acumulada, fator de capacidade e até cumprimento da garantia física dos empreendimentos podem ser visualizadas em tempo real, de maneira 100% web e até mesmo na palma da mão, facilitando a vida dos gestores no acompanhamento da performance operacional.

A tecnologia como ferramenta de proteção de receitas na geração

A identificação e o diagnóstico de comportamentos relevantes no perfil de geração, incluindo erros de medição que impactam a contabilização da energia e acarretam penalidades, são pontos cruciais para o bom desempenho dos ativos.

Alcançar a eficiência na medição para faturamento é possível e um dos caminhos viáveis para atingir esse objetivo é aplicando tecnologia sobre o Sistema de Medição para Faturamento de energia. As soluções disponíveis agregam confiabilidade ao processo, trazendo segurança regulatória, eficiência operacional e previsibilidade financeira, fatores que certamente levarão a uma maior sustentabilidade do negócio da geração.

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia