Way2Blog

Tudo sobre gestão de energia e o setor elétrico!

Por Michel Muller, Executivo de negócios na Way2 | 2 junho, 2021 | 0 Comentário(s)

Line: o que é e como funciona o software para gestão de créditos de energia

O line é um software desenvolvido pela Way2 Technology para gestão de créditos de geração distribuída nas modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada de energia.

Sem tempo para ler o artigo? Ouça aqui:

software gestão de créditos de energia

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Geração Distribuída cresceu 17,8% de janeiro a abril, totalizando 5,485 GW de capacidade instalada no Brasil. Com as usinas de geração distribuída crescendo a passos largos, o gerenciamento dos créditos de energia, que é o grande desafio nessa modalidade de geração, torna a busca por ferramentas de gestão mais latente, principalmente para usinas com um grande volume de unidades consumidoras.

É nesse cenário que entra a necessidade da adoção de um software para gerenciamento dos créditos de energia, permitindo ao gestor um controle mais efetivo sobre a geração e compensação da energia entre todas as unidades consumidoras beneficiárias. 

Neste artigo, reunimos as principais funcionalidades do Line, o primeiro software de gestão de créditos de energia para geração distribuída. Confira:

Conheça o Line: software para gestão de créditos de energia 

O Line é uma plataforma desenvolvida pela Way2 para geração distribuída com múltiplas unidades consumidoras nas modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada de energia, direcionada especialmente para consórcios e cooperativas. 

Considerando, por exemplo, uma usina de geração distribuída com um grande volume de unidades consumidoras, o Line entra como uma solução de tecnologia para otimizar todos os processos e facilitar a gestão das unidades. 

Com as funcionalidades da plataforma, é possível concentrar e planejar o rateio de créditos de energia de cada cliente, processar e auditar dados das faturas de energia de diferentes distribuidoras, entre outras ações. Confira mais sobre as principais funcionalidades:

Gestão de créditos e balanço energético

Gestores de usinas de geração distribuída sabem o quanto é fundamental realizar mensalmente o balanço energético entre a energia gerada pela usina e a energia creditada nas várias unidades consumidoras do seu consórcio ou cooperativa. Isso faz parte do processo de auditoria do sistema de compensação de créditos, pois tanto a energia injetada na rede quanto a compensada são medidas e processadas pelas concessionárias, que podem cometer erros na contabilização.

Com a funcionalidade “Balanço de créditos” disponível no Line, o gestor tem visibilidade em tempo real sobre a energia total injetada pela Geração Distribuída e, mensalmente através das faturas de energia, tem acesso a energia compensada em cada unidade consumidora. Assim, consegue chegar no ponto ótimo do rateio de créditos de energia de cada unidade beneficiária. 

Esse processo automático elimina, por exemplo, a necessidade de utilizar diversas planilhas para fazer a divisão dos créditos entre cada unidade consumidora. Na plataforma, os dados estão todos no mesmo lugar, automatizados e divididos por usina, garantindo maior eficiência operacional para os agentes.

créditos de energia

Captura e processamento de faturas

Um dos maiores desafios para gestores de usinas com diversas unidades consumidoras é o processo de captura das faturas de energia. Isso porque é necessário acessar o site de cada concessionária para coletar as informações, o que torna a tarefa árdua e que ocupa boa parcela de tempo na rotina.

Dentro da plataforma, o Line realiza, através de crawlers, a captura automática das faturas das unidades consumidoras, independente da concessionária em que ela está enquadrada. Além da captura e processamento das faturas, o gestor pode contar com a auditoria automática, assim identificando possíveis erros nos cálculos por parte da distribuidora. 

faturas de geração distribuida

Desempenho financeiro

Também é desafio para os gestores de consórcios e cooperativas de geração distribuída comprovar a economia gerada para os seus clientes.

No Line, é possível acompanhar o histórico financeiro de cada unidade consumidora e ter acesso a relatórios de desempenho financeiro. O gestor pode observar os cálculos de economia da unidade consumidora participante do modelo de Geração Distribuída e chegar de forma simples e escalável nos valores de remuneração da energia compensada na unidade consumidora. 

Além disso, as informações podem ser integradas via API e o relatório enviado diretamente para os clientes, aumentando assim a visibilidade do cliente final (UC) e garantindo um melhor pós-venda.

relatório geração distribuida

Agora que você já conhece as principais funcionalidades do Line, solicite uma apresentação completa da solução e converse com um especialista para entender como a plataforma pode ajudar na gestão de usinas de geração distribuída.

gestão de créditos de energia

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia