Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Frederico Perillo, Product Owner na Way2 | 6 outubro, 2021 | 0 Comentário(s)

Segurança e eficiência sobre dados de energia: conheça as tecnologias da Way2 para geradoras

Produtos voltados para o atendimento regulatório e principalmente gestão dos dados garantem consistência e confiabilidade nas informações geradas, além de permitir análises aprofundadas que auxiliam a tomada de decisão nas operações de usinas.

tecnologia para geração de energia

A gestão dos dados de medição é uma das atividades mais estratégicas do segmento de geração de energia. Por garantir a contabilização de geração e consumo e o faturamento das usinas geradoras, o tratamento das informações tem muito valor agregado e pode gerar insights valiosos para os agentes.

Além do atendimento regulatório, o Serviço de Gestão e Operação da Medição da Way2 e os demais produtos voltados ao segmento de geração são pensados para entregar segurança e eficiência para os gestores e operadores das usinas. Na Way2, temos o compromisso de garantir que os clientes tenham seus montantes de energia contabilizados de forma correta junto à CCEE, garantindo faturamento correto e retenção de receita. Também apoiamos os clientes em cumprir exigências de outros agentes do setor elétrico, como o ONS, Aneel, ANA, EPE. Confira como a AES Brasil superou seus desafios de gestão de dados com mais segurança e agilidade.

As funcionalidades entregues aos clientes baseiam-se também em dois aspectos chave para gestão de usinas de geração de energia: consistência e disponibilidade de dados. Assumindo que a digitalização é um dos pilares que transforma a maneira em que funcionam os sistemas de energia, contamos com tecnologia aplicada à gestão dos dados em um equilíbrio perfeito entre garantir a acurácia das informações e disponibilizá-las de forma customizada e em tempo real.

Ainda que atender as normas de regulação e garantir a receita das usinas seja fundamental e inegociável para o nosso serviço, a tecnologia nos permite ir além. Os produtos pensados para os clientes de geração de energia entregam modernidade e segurança nas informações de ponta a ponta, desde a coleta até a interface final do usuário. 

Conheça agora os principais produtos para geração centralizada oferecidos pela Way2:

Dashboards para visibilidade de dados

A gestão visual de indicadores de performance evoluiu e vem ganhando a importância devida no acompanhamento de metas e desempenho. Com o recente aumento do número de ferramentas disponíveis para criação de dashboards, a inteligência de negócio tornou-se um pilar importante na gestão dos ativos de geração. Contar com as informações da usina visíveis e sendo atualizadas em tempo real se tornou imprescindível e por isso os produtos de geração oferecem duas opções distintas de dashboards para os operadores e gestores das usinas.

O primeiro modelo de dashboard é desenvolvido a partir de tecnologia interna, totalmente personalizado seguindo a necessidade de cada cliente. Apresenta informações cruciais extraídas do PIM, como por exemplo a geração em tempo real, geração acumulada no dia, mês e ano, fator de capacidade e cumprimento de contratos. Também é possível acompanhar informações de mercado, como por exemplo o PLD horário, e dados climatológicos que influenciam no desempenho das usinas, como velocidade e direção do vento, temperatura e umidade. 

O segundo modelo de dashboard também é a partir do software Power BI, amplamente difundido e líder no quadrante Gartner de plataformas de Analytics e Business Intelligence. Os relatórios criados são totalmente integrados ao PIM, utilizando inclusive a estrutura de hierarquia de perfis para garantir maior segurança no acesso aos dados dos agentes geradores. Além das informações de performance das usinas, também é possível consultar dados de mercado e indicadores ESG, como índices de sustentabilidade (emissão equivalente de CO₂, número de casas atendidas e quantidade equivalente de árvores plantadas.

Dashboard personalizado entregue para o cliente Statkraft. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CRY-Ge3N15w/

Aplicativo para usinas de energia

A tecnologia também é aliada dos gestores de usinas de geração ao permitir a consulta de informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Em sintonia com outras atividades rotineiras que são executadas através de um smartphone, fez-se necessária a criação de um aplicativo de usinas que permite controlar também o desempenho de ativos de geração.

Pensado para os responsáveis pela gestão e operação das usinas, o aplicativo possibilita visualizar os dados de medição das usinas em periodicidades distintas, acompanhar metas e recordes de geração, fazer um comparativo com períodos anteriores, verificar informações de consumo, dentre outras análises.

Plataforma de Coleta

A Plataforma de Coleta (PdC) é um produto fundamental na arquitetura dos sistemas de medição. Embora seja transparente para os usuários do segmento de geração, é a tecnologia que garante a disponibilidade e veracidade dos dados de medição coletados junto aos medidores. O conjunto de softwares é responsável pela aquisição das informações não só de geração e consumo, mas também de qualidade de energia e outras medições relacionadas a fatores climáticos.

Com a segurança de contar com drivers desenvolvidos para todos os medidores homologados pela CCEE, é um Meter Data Collector (MDC) conectado diretamente aos hardwares de medição, entregando dados com confiabilidade para serem consultados em outros produtos de interface mais amigável e voltada aos usuários.  

Plataforma Integrada de Medição

A Plataforma Integrada de Medição (PIM) entrega todas as informações necessárias para a gestão dos dados de medição. Especialista em alta disponibilidade e confiabilidade das informações, é o software que apoia os agentes de geração em análises detalhadas, além de prover uma gama de relatórios e funcionalidades voltadas para otimização da operação e atendimento regulatório.

A estrutura da plataforma permite identificar problemas de comunicação com os equipamentos de campo, contribuindo para identificação de falhas, mitigando os riscos e garantindo o faturamento das usinas geradoras. Toda a arquitetura da solução, que tem como interface para o usuário um sistema web de navegação simplificada, é construída a partir de um rígido sistema de segurança e de perfis de acesso que garantem a confidencialidade dos dados.

Buscando promover a alta disponibilidade de informações, a plataforma também conta com uma API disponível para consultar informações e conectar sistemas, permitindo a integração de forma segura e colaborando com excelente performance nas consultas.

A gestão otimizada da atividade de geração de energia resulta em resultados operacionais e financeiros de destaque. A confiabilidade e disponibilidade de informações ofertadas por toda a tecnologia de medição da Way2 dá a segurança necessária para que clientes como Eletrobras, Enel e Eneva se concentrem no que sabem fazer de melhor: gerir contratos, desenvolver estratégias de mercado e operar os ativos de geração de forma otimizada. 

Conheça mais da nossa oferta e confie a medição da sua usina ao nosso time de produtos e operação.

medição de energia

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia