Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Bianca Escrich, redatora na Way2 | 6 novembro, 2020 | 0 Comentário(s)

5 tendências do setor elétrico que você deve prestar atenção

O setor elétrico está mudando e com essa mudança vem a necessidade de adotar iniciativas para lidar com as transformações de um consumidor cada vez mais protagonista. Tendências como mobilidade elétrica, armazenamento de energia e tecnologia são as apostas do futuro.

tendencias setor eletrico

O setor elétrico está passando por profundas transformações que impactam na geração e no consumo de energia. Consumidores mais conscientes exigem acesso à energia de qualidade, a partir de uma matriz energética limpa, confiável e sustentável. Pelo fato do Brasil possuir um grande potencial energético, o país caminha rumo a uma matriz energética diversificada e sustentável. 

Apesar da geração de energia renovável ainda ser um desafio a nível global, este panorama deve mudar até 2030, caso seja cumprido um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) que prevê assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Para atender à crescente demanda de energia, o setor elétrico deve adotar soluções inovadoras para lidar com os desafios e oportunidades que se apresentam. Para entender quais são as perspectivas do setor e as iniciativas que estão sendo adotadas para lidar com as constantes transformações em um cenário desafiador, reunimos neste artigo as principais tendências do mercado de energia e o futuro do setor  elétrico. Confira!

Principais tendências para o setor elétrico

A demanda mundial de energia elétrica deve continuar crescendo a um ritmo acelerado. Para que seja viável atender a crescente demanda de energia, é imprescindível promover o uso eficiente dos recursos naturais. Além disso, outra tendência que o setor deve se atentar é com relação à mudança de hábitos de consumo impulsionada pela transformação digital. Nesse sentido, será cada vez mais comum investimentos em inovações que promovam a eficiência e sustentabilidade do setor elétrico.

Conheça as principais tendências para o futuro do setor elétrico:

1. Diversificação da matriz energética

Nos próximos anos será possível constatar a popularização de soluções de fontes de energia renovável. Para promover a diversificação da matriz energética, a partir do investimento em modernização e expansão da infraestrutura para o fornecimento de serviços de energia sustentáveis, será preciso impulsionar investimentos em novas tecnologias, mitigação dos impactos ambientais e inclusão social. 

Pelo fato do Brasil possuir recursos naturais em abundância, o país terá maior retorno sobre investimento ao incentivar geração e consumo a partir de fontes de energia renováveis, como eólica e solar, por exemplo. Apesar da diversificação de sua matriz energética, o país ainda precisa ter seu potencial explorado de forma sustentável, promovendo o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa. 

Nesse sentido, será possível observar nos próximos anos um investimento cada vez maior em Geração Distribuída e Energias Renováveis – expansão das fontes renováveis de energia, seja na Transmissão e na Distribuição. Ao incentivar a diversificação da matriz energética, a energia torna-se mais competitiva e acessível. De acordo com estudo sobre o mercado de energia global, em 2040, quase metade (48%) da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis.

2. Tecnologia e segurança de compartilhamento de dados

A tecnologia deve ser vista como uma forte aliada do setor elétrico. Isso porque permite otimizar o custo e comercialização de energia para atender uma demanda cada vez mais crescente. Por conta disso, nos próximos anos, vamos constatar um investimento cada vez maior em inteligência artificial para revolucionar o sistema elétrico e a relação com consumidor. 

Assim como, vamos passar a observar investimentos em tecnologias para proteção e governança dos dados que auxiliem na automatização da coleta, qualificação e segurança dos dados para promover a melhoria da prestação de serviço e experiência do consumidor. Com isso, vamos observar no setor elétrico a criação de modelos inovadores de negócios baseados na disponibilidade de dados e informação. 

3. Protagonismo do consumidor de energia

O consumidor se tornou protagonista no setor elétrico, passando a ter maior poder de decisão sobre geração, armazenamento e comercialização da energia. Nesse contexto, o modelo Energy as a Service (EaaS) torna-se uma forte tendência. Com isso, o consumidor passa a ter maior liberdade de escolha do serviço de energia que deseja contratar de forma transparente e facilitada por meio de soluções inovadoras que promovem maior autonomia ao consumidor.

4. Mobilidade elétrica 

Outra forte tendência é a aposta em carros elétricos. Apesar de desafiador, promover uma mobilidade elétrica com baterias que podem se locomover pela cidade por meio dos carros elétricos já é realidade em alguns países. Por conta disso, o desenvolvimento de tecnologias e inovação em termos de armazenamento de energia é considerada uma tendência irreversível, visto que diversos países já vem incorporando essa tecnologia.

5. Armazenamento de energia 

A tecnologia em energia, como o armazenamento de energia é outra tendência para o Brasil. O armazenamento de energia em sistemas elétricos se torna cada vez mais viável ao se considerar o advento das redes elétricas inteligentes. Trata-se de uma tecnologia incorporada ao setor, seja para atendimento das necessidades das empresas (suporte a tensão e reativos), seja para atendimento das necessidades dos consumidores. Embora seja uma tecnologia ainda recente, especialistas apontam que os sistemas de armazenamento de energia já se mostram economicamente viáveis em determinadas aplicações no Brasil.

Por esse motivo, a indústria do armazenamento tem evoluído consideravelmente, no intuito de se adaptar aos requisitos e avanços da tecnologia. Os sistemas de armazenamento de energia fornecem uma variedade de soluções tecnológicas para gerir o fornecimento de energia e criar uma infraestrutura energética mais resistente.

O cenário atual impõe desafios e oportunidades ao mercado de energia, mas não há dúvida que o futuro do setor elétrico será renovável. No entanto, para promover o uso eficientes dos recursos naturais do planeta, será necessário investir em soluções tecnológicas para modernização do setor elétrico.

tendencias setor eletrico

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia