Way2Blog

Tudo sobre gestão de energia e o setor elétrico!

Por Waleska Garcia e Julia Batista, Coordenadora do Centro de Operações e Customer Success Manager na Way2 | 18 dezembro, 2020 | 0 Comentário(s)

Como funciona o Serviço de Gestão e Operação da Medição para faturamento da Way2

Tecnologia para gestão do Sistema de Medição para Faturamento auxilia na entrega confiável e consistente dos dados dos medidores para faturamento, além da gestão operacional do SCDE para assegurar adequação regulatória.

Sem tempo para ler o artigo? Ouça aqui:

medição para faturamento

O Sistema de Medição para Faturamento (SMF) é um braço essencial da operação de agentes do setor elétrico. Ele é responsável por realizar as medições de geração e consumo do agente para que esses dados possam ser utilizados nos processos de contabilização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Na Way2 contamos com um time especialista em gestão do SMF, responsável por monitorar e gerir os dados de medição de forma a manter a consistência e a entrega destes à CCEE. Disponibilizamos ainda, um suporte tecnológico robusto com a Plataforma Integrada de Medição (PIM), um software que efetua a coleta dos dados e monitora a sua consistência através de alarmes automatizados que auxiliam na atuação do time do Centro de Operações.

Além da análise dos alarmes de inconsistências gerados, o Centro de Operação da Medição também é responsável por monitorar o canal de comunicação entre a CCEE e os medidores de faturamento, apoiar a entrada em operação das unidades geradoras perante ao órgão regulador, verificar relatórios do Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE) e manter os dados cadastrais dos pontos de medição atualizados. Todos esses pontos são essenciais para manter a conformidade do SMF, garantir uma contabilização correta dos dados e evitar penalidades aos agentes.

Assim, a CCEE tem acesso aos dados necessários à contabilização e à apuração da energia gerada com qualidade e confiabilidade. A importância atrelada a esses dados reforça a necessidade de monitoramento e gestão para que estejam sempre consistentes e, consequentemente, para que o faturamento dos agentes seja realizado de forma correta.

Entenda como funciona o Serviço de Gestão e Operação da Medição para Faturamento e os benefícios de adotar a tecnologia como aliada na gestão do SMF.

Tecnologia utilizada pelo Serviço Gestão e Operação das Medições para Faturamento

Contar com um serviço de coleta e gestão do SMF é extremamente importante para o acompanhamento de forma segura da geração e do consumo de energia. A Plataforma Integrada de Medição (PIM) é um sistema para aquisição e gerenciamento de dados de medição. A aplicação do sistema de medição para faturamento assegura a adequação regulatória, mitiga penalidades e garante consistência para a operação comercial das usinas.

A tecnologia utilizada pelo Serviço Gestão e Operação das Medições para Faturamento da Way2 realiza a coleta e disponibiliza os dados em tempo real (diferente dos relatórios da CCEE que são gerados sempre no dia seguinte), através de uma base centralizada 100% em nuvem onde são realizados backups frequentes e toda a base histórica desses dados pode ser acessada em tempo real.

A Plataforma Integrada de Medição (PIM) disponibiliza ainda relatórios automatizados que visam auxiliar na análise dos dados coletados correlacionando os mesmos com outras informações importantes do setor: garantia física, MUST, patamares de carga, etc.

E, de forma a facilitar ainda mais a operação dos agentes, possibilita a criação de dashboards customizáveis que apresentam toda a relação entre geração e consumo com contratos, metas, garantia física, PLD horário e diversas outras métricas, atualizadas em tempo real. Além de contarmos com a possibilidade de acesso dessas informações por meio de API.

Uma gestão correta do Sistema de Medição para Faturamento resulta em expressivos ganhos operacionais e retenção de receita para os agentes do setor elétrico. É com esse compromisso que seguimos com um serviço de excelência em atendimento regulatório e colaborando com a consistência dos dados de medição perante a CCEE e o Operador Nacional do Sistema (ONS) de mais de 70% do mercado de geração nacional. 

Como funciona o Serviço de Gestão e Operação das Medições para Faturamento da Way2

Com apoio da tecnologia de telemedição de energia, o time de especialistas da Way2 entrega disponibilidade e consistência dos dados dos medidores para faturamento, além da gestão do SCDE e segurança regulatória.

Qualidade de dados coletados

Monitoramento permanente dos principais indicadores de qualidade da energia entregue aos clientes, assegurando que os operadores cumpram os limites regulatórios e identifiquem problemas de qualidade de forma proativa.

plataforma way2

Telemedição de fronteira e adequação CCEE

Solução completa de telemedição para atendimento das exigências da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Proteção de receita

Com módulos integrados de tratamento de eventos da telemedição e balanços energéticos, permite identificar irregularidades em campo e coordenar os esforços de recuperação de receita, direcionando investimentos tecnológicos ou de inspeções para maximização do retorno. Só em 2020 conseguimos recuperar cerca de R$11 milhões de receita dos nossos clientes.

Controle do carregamento dos ativos

Com um tratamento minucioso das informações de medição de transformadores em diversos níveis, desde as subestações até a rede de distribuição, é possível monitorar o carregamento dos ativos, não somente para a operação da rede, mas para o planejamento da sua evolução e a manutenção preventiva dos equipamentos.

Conheça as soluções de telemedição de energia e operação da medição para faturamento (SMF) da Way2 para a sua geradora de energia.

energia de biomassa

Deixe seu comentário!

Assine nosso blog ;)

Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo quando o assunto é energia