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Por Julia Barbosa e Nathália Viegas, Product Owner e Analista de Marketing na Way2 | 17 maio, 2023 | 0 Comentário(s)

Como utilizar dados da fatura de energia para comprovar economia para grandes empresas? 

Os dados brutos das faturas de energia trazem um grande volume de informações que são essenciais para as empresas que buscam identificar melhorias em eficiência energética, e analisar perfil de migração para o Mercado Livre de Energia. Para comercializadoras e gestoras de energia, são parte essencial para estruturar os dados dos seus clientes, pensando em gerar valor e economia para eles

fatura de energia

O gasto expressivo com o consumo energético em operações com múltiplas unidades consumidoras tem tornado a coleta e processamento automático de dados da fatura de energia, um item importante. Coletar esses dados tende a se tornar ainda mais essencial e desafiador, principalmente neste momento de abertura do mercado, com a possibilidade de migração de mais de 100 mil novas unidades consumidoras para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).  

Isso acende um alerta para as gestoras e comercializadoras, pois, apesar de já lidarem com a gestão dos dados energéticos de grandes empreendimentos em cenários de análise de eficiência energética e gestão de compra e venda de energia, com a abertura, vão ter que gerenciar um volume de informações muito maior para quem disponibilizar serviços de migração para o Mercado Livre.  

Na ponta, esse gerenciamento é indispensável, uma vez que a energia elétrica pode representar cerca de 40% do custo de produção das empresas e, frente a essa realidade, as grandes organizações precisam encontrar maneiras de viabilizar a redução de custos. Neste cenário, utilizar os dados da fatura de energia de forma inteligente pode se a melhor decisão para comprovar economia e eficiência.  

Por que dados brutos da fatura de energia são valiosos para as grandes empresas? 

Nas grandes empresas e indústrias, normalmente, cada terminal ou loja possui uma fatura de energia elétrica – gerando um grande volume de informações, diferentes tarifas, regras de faturamento e até datas de emissão variadas. 

E, como as companhias e as gestoras de energia precisam fazer o acompanhamento desses dados assim que disponibilizados pelas distribuidoras, bem como dos dados históricos de faturas antigas de forma dinâmica e customizável, o processo de gestão de energia se torna bem complexo.  

Por isso, a disponibilização dos dados brutos de energia é uma importante etapa no processo de gestão energética. Mas não é a única.  

Consolidação dos dados  

Após disponibilizados, os dados da fatura de energia precisam ser consolidados, passar por uma análise de economia associada e alocação em painéis demonstrativos para facilitar o acompanhamento e a visibilidade das informações pelas demais áreas.  

Neste contexto, o desafio é adequar dados tão distintos, ainda sujeitos a erro humano e validações internas extenuantes, e fazê-los seguir um único padrão para atualizar diversas planilhas, dashboards e demais relatórios internos, onerando as equipes que precisam lidar com essas informações. Isso, porque, cada área precisa de uma informação específica. 

O setor financeiro, por exemplo, estará interessado em valores simples de faturamento, enquanto os engenheiros eletricistas buscarão dados mais aprofundados para fins de eficiência. Com foco maior em consumo e perfil de gasto mensal, realizando uma análise mais técnica.  

Como as necessidades de divulgação são muitas, para perfis distintos de interesse e em dimensões de dados diversas, sem tecnologia é praticamente impossível tratar esses dados.  

Benefício dos dados brutos da fatura de energia para consumidores livres 

Embora grandes empresas tenham centenas de unidades consumidoras já inseridas no Ambiente de Contratação Livre (ACL), a partir de 2024 mais unidades poderão ser migradas para o Mercado Livre de Energia. Portanto, é preciso que todo o ecossistema envolvido neste cenário esteja preparado para lidar com a enorme quantidade informações. A utilização de dados brutos da fatura de energia elétrica no contexto do Mercado Livre pode trazer diversos benefícios: 

  • Análise de custos para migração: Com os dados brutos da fatura é possível analisar o perfil energético, identificando oportunidades de migração para o Mercado Livre. Além disso, com a abertura de mercado, empresas comercializadoras e varejistas vão precisar de dados de fatura para entender os melhores planos e modelos para empresas, e oferecer soluções como o “desconto garantido” 
  • Auditoria para gestão de energia inteligente: A utilização de dados brutos de faturas, permite que os consumidores, gestoras e comercializadoras tenham informações mais precisas para auditar os contratos de energia firmados, analisando se esses podem estar sub ou supercontratados. Além disso, aliado a dados de SCDE, ou telemetria, a análise é ainda mais enriquecedora. 

Como comprovar economia utilizando a tecnologia? 

O desafio de coleta e processamento é integralmente resolvido com o uso de uma tecnologia que captura as faturas em PDF disponibilizadas pela distribuidora e as processa de forma inteligente. Para que cumpra esse papel, essa tecnologia precisa fornecer as informações coletadas e processadas em variados formatos, tanto na plataforma Web, quanto em aplicativo e API, facilitando o acesso e manejo dos dados pelas gestoras de energia ou pelo cliente para análises específicas.  

No caso de APIs, os benefícios podem ser inúmeros, já que essa tecnologia entrega flexibilidade, agilidade e ganho de escala, pois os dados de energia podem ser integrados a diversas ferramentas, como Excel, Power BI e também consultados em rotinas de Python. Isso torna o cliente independente, permitindo a ele criar regras de negócio privadas, de forma ágil e em seus próprios termos.  

A API também é uma ótima solução para os menos experientes em códigos e está ganhando mais atenção desse mercado pela versatilidade, independência e performance que promete. E, em alguns casos, a entrega de dados brutos às grandes empresas são mais interessantes do que análises feitas em plataforma – que tendem a não atender a todas as demandas especificas de um só cliente.  

O ideal é que as empresas, comercializadoras atacadistas e varejistas, e gestoras, identifiquem no mercado fornecedores de tecnologia de coleta de dados que estejam aptos a adequar soluções que atendam à necessidade dos clientes, entregando modernidade, agilidade e qualidade, evitando inconsistência de dados e processos.  

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