Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Bianca Escrich, redatora na Way2 | 13 janeiro, 2021 | 0 Comentário(s)

Como escolher um software de gerenciamento de energia?

O software de gerenciamento de energia é uma tecnologia adotada para automatizar o monitoramento de energia nas empresas. A solução ideal deve fornecer funcionalidades que permitam aos gestores uma tomada de decisão segura para controle e redução dos custos com energia elétrica sem comprometer as operações e os resultados.

software gerenciamento de energia e monitoramento de energia via web

Realizar gerenciamento de energia é fator determinante para que as empresas consigam reduzir custos e melhorar a eficiência energética para se manterem competitivas no mercado. Para isso, é essencial adotar um software de gerenciamento de energia. Permitindo o monitoramento em tempo real de dados estratégicos a serem acompanhados para o efetivo controle dos gastos com energia elétrica.

Nos últimos 20 anos, a tarifa de energia para consumidores atendidos em média e alta tensão sofreu uma variação que superou os índices da inflação em mais de 130%. Em decorrência do constante aumento nos últimos anos, a energia elétrica tem sido um dos itens mais onerosos na estrutura de custos operacionais de empresas dos mais variados segmentos tornando cada vez mais necessário o monitoramento de energia.

Para as indústrias, por exemplo, 79% das empresas desse setor tem a energia elétrica como o seu principal insumo. E, em alguns casos chegando a representar mais de 40% dos custos de produção. Para o varejo, essa conta equivale de 1 a 2% do faturamento, ficando atrás apenas da folha de pagamento.

Os dados apresentados reforçam a importância do investimento em soluções de eficiência energética e sustentabilidade. Principalmente para grandes consumidores de energia como supermercados, shopping centers, hotéis e hospitais, por exemplo.

Entenda o que é gestão de energia e como escolher um software de gerenciamento de energia pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos da operação.

O que é gerenciamento de energia?

O gerenciamento e controle de consumo de energia nas empresas em busca de possíveis oportunidades de economia. Normalmente é realizado por gerentes de energia, de eficiência energética e/ou manutenção elétrica. Dentre as suas atividades diárias, pode-se elencar como as mais comuns:

  • Análise constante da qualidade e eficiência dos equipamentos utilizados na planta;
  • Acompanhamento manual e controle de consumo de energia ao longo do mês. Buscando os dados de consumo através dos painéis digitais dos medidores de energia (quando disponível);
  • Criação de base de dados em planilhas de Excel, para detalhar a operação e gerar histórico;
  • Digitação manual dos dados de faturas de energia da concessionária também para criar histórico e comparativos de tempo.

Como a energia é um insumo contínuo, constantemente demandado pelas operações das empresas, é imprescindível que haja uma gestão ativa e eficiente sobre ela com acesso rápido à informações importantes. Além da coleta de dados precisos e confiáveis para a tomada de decisão segura.

Muitas vezes, esses trabalhos manuais requerem atenção das equipes de gestão de energia e podem ser lentos, imprecisos e em alguns casos, bastante falhos. Diante da complexidade, esses profissionais têm usado um software de gerenciamento de energia como aliado.

O que um software de gerenciamento de energia deve ter

O software de gerenciamento de energia é a tecnologia adotada para automatizar o monitoramento de energia nas empresas. Solução que permite ao gestor tomar as melhores decisões de gestão energética, utilizando uma plataforma única de medição remota de energia elétrica e inteligência de dados.

Por meio de suas principais funcionalidades, a plataforma de monitoramento de energia precisa:

Promover um controle efetivo do consumo por meio do monitoramento sistemático da sua carga, em tempo real, permitirá obter parâmetros confiáveis para a definição da demanda contratada ideal.

  • Auditar e fazer a gestão de faturas de energia

É possível fazer gestão inteligente das faturas de energia. As faturas disponibilizadas em PDF podem ser importadas na plataforma e processadas de forma automatizada. Possibilitando o rastreio do histórico dos componentes da conta, podendo ser visualizados e acessados em formato de gráficos ou relatórios.

  • Identificar ineficiências e potenciais de economia

Orienta a tomada de decisões relacionadas à gestão de energia. Desde a otimização de recursos, como máquinas e equipes, até contratos de demanda e enquadramento tarifário.

  • Notificar anomalias e ultrapassagens

Alerta sobre ocorrências ou anomalias, permitindo a tomada de ações corretivas de imediato.

Conheça a PowerHub: completo software para gerenciamento de energia

Uma dessas opções de software para gestão de energia é a PowerHub, que integra de forma automatizada os dados de energia dos medidores e das faturas das concessionárias à uma base de dados online. Promovendo ganhos operacionais de gestão e munindo os gestores de energia com informações úteis de suas operações.

A disponibilidade das informações em tempo real, que acontecem a cada 15 minutos, garante a eficiência da tomada de decisão em relação a contratação e utilização de energia.

Inteligência sobre os dados de energia

A capacidade de monitorar o consumo de energia elétrica é baseada na telemedição dos medidores de energia no ponto de fornecimento da concessionária. O que permite a aquisição dos dados, de forma contínua e sistemática.

Esse processo viabiliza o entendimento detalhado do perfil de consumo, contabilizando quanto, quando e como a energia elétrica é utilizada na unidade consumidora.

Os dados coletados e armazenados na plataforma permitem que as informações de medição sejam facilmente acessadas e gerenciadas pelos gestores a partir de uma interface online. E monitoradas de forma inteligente, gerando insights e alertas sobre situações indesejadas.

Além disso, a partir do monitoramento de energia, torna-se possível antecipar os dados de consumo em relação aos prazos da distribuidora e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), identificar desperdícios ocultos, situações anômalas ou indesejadas, e ainda realizar diagnósticos e análises sobre o consumo.

Funcionalidades importantes para monitorar os dados de energia

Dentre as funcionalidades associadas a um software para gestão de energia, é importante ter:

  • Gráficos e relatórios de perfil de carga que permitem a identificação de horários e amplitudes dos picos de demanda para análise da possibilidade de adequação dos horários de funcionamento das cargas ou do contrato de demanda;
  • Gráficos e relatórios de consumo que contabilizam o consumo de energia em diferentes integralizações e por posto tarifário, podendo revelar desperdícios e subsidiar tomadas de ações que visam a eficiência energética;
  • Gráficos e relatórios de fator de potência, que permitem a identificação de problemas relacionados à energia reativa excedente;
  • Alarmes configuráveis e gerenciáveis disparados por e-mail para notificar rapidamente situações anômalas ou indesejáveis como ultrapassagens de demanda e metas de consumo, baixo fator de potência, entre outras;
  • Projeções de consumo baseadas no histórico recente que permitem o acompanhamento da performance de consumo em relação às metas e a tomada de ações para garantir que essas sejam alcançadas;
  • Simulação de faturas a partir da aplicação de tarifas, impostos e descontos sobre os dados de medição coletados e projetados, para auxiliar no provisionamento financeiro e auditoria das cobranças.

Conheça a PowerHub e entenda como eliminar ineficiência operacional no seu negócio usando a tecnologia da Way2.

software gerenciamento de energia e monitoramento de energia via web

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia