Nem sempre conseguimos identificar erros em uma fatura de energia. Afinal, poucos têm acesso a ferramentas que permitem analisar, medir e comprovar divergências entre o consumo real e o que foi faturado.
Mas o cenário é diferente quando temos uma plataforma que recebe os dados do medidor, e faz um monitoramento da energia em tempo real, através da telemetria. E é isso que a Ativvo Energia tem, e foi assim que tudo começou.
Em um de seus fechamentos mensais, a equipe da gestora percebeu uma inconsistência nos dados de consumo apontados na fatura. Verificou o que estava registrado na CCEE, bem como na sua plataforma de monitoramento e gestão de energia – a PowerHub. Isso fez com que acendesse um alerta vermelho: algo estava errado!
Através de uma análise mais detalhada, foi encontrado um padrão incomum nos registros que a concessionária fornece para a CCEE: aos sábados e domingos, quando a unidade não operava, os dados mostravam um consumo elevado. Além disso, nas terças e quartas-feiras – dias com operação regular, o consumo registrado na CCEE era mínimo.
Ao conferir esses mesmos períodos na plataforma PowerHub, o perfil de consumo estava perfeitamente coerente com o padrão de funcionamento da unidade – baixo consumo aos sábados e domingos, e funcionamento normal nos dias de semana.
Com essa análise em mãos, a Ativvo acionou a concessionária para o início do processo de contestação. Sabendo que essas correções são burocráticas e demoradas, a empresa acompanhou de perto cada etapa dos processos, reforçando as argumentações com os dados precisos extraídos do medidor, através da PowerHub.
Até o erro ser diagnosticado pela concessionária, foram meses de inconsistência, somando um montante significativo. Mas o processo foi concluído com sucesso! E além do ressarcimento dos valores cobrados de forma indevida, o cliente foi indenizado. O total recuperado somou cerca de R$38 mil.
“Ter ajudado nosso cliente foi muito gratificante. Esse caso prova que o trabalho com a PowerHub não é só sobre gráficos bonitos, mas sobre gestão real e tomada de decisão embasada.”
– Bruno Guirau, Engenharia da Ativvo
Além do ressarcimento expressivo, a Ativvo enfatiza os diversos benefícios estratégicos adotados com o uso da PowerHub nesse processo, bem como na rotina de sua operação junto aos clientes, e destaca: ✅ Maior controle sobre o consumo energético: o monitoramento em tempo real garante um acompanhamento preciso e ágil.
✅ Segurança na contestação de valores: com os dados devidamente coerentes com o perfil da unidade, a medição se mostra confiável para reverter as cobranças indevida.
✅ Gestão mais eficiente: a detecção precoce de inconsistências evita surpresas e facilita os ajustes dos contratos de energia.
✅ Apoio de especialistas: com o time especialista da equipe de operações da Way2, é possível tirar dúvidas, discutir nossas ideias e analisar juntos o comportamento das unidades.
Com esses atributos na gestão, a Ativvo afirmou replicar a análise e esse estudo em outras unidades consumidoras, potencializando a entrega de valor em seus serviços.
A tecnologia tem sido uma grande aliada em suas operações. Segundo a Ativvo, ter um software que apresenta os dados em tempo real facilita verdadeiramente o monitoramento das grandezas e indicadores de maior impacto financeiro nas faturas de energia.
Para clientes com expansão na produção, a plataforma também permite acompanhar o impacto de novos equipamentos, evitando ultrapassagens, desperdícios e garantindo uma operação mais eficiente.
“Ter controle em mãos tem feito a diferença para o nosso trabalho. A agilidade e eficiência das informações nos permite atuar proativamente, agregando valor aos nossos clientes.”
– Bruno Guirau, Engenharia da Ativvo
No mercado de energia, precisão e controle são essenciais para evitar prejuízos. Com mais de 35 anos de experiência como Gestora de Energia, a Ativvo sabe bem disso. Atendendo centenas de unidades consumidoras, a empresa segue buscando soluções que garantam eficiência e segurança na gestão energética de seus clientes. E, é por isso que, há mais de três anos, conta com tecnologia da Way2 através da PowerHub, e não troca!