A Enel é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro e sua história de parceria com a Way2 começou em 2015, com a implantação da Plataforma Integrada de Medição (PIM) para orientar processos e otimizar as operações de medição na distribuição de energia. Neste segmento, o grupo conta com atuação nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, levando energia a mais de 15 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público.
Nestes anos de utilização do PIM, a empresa enxergou a necessidade de aprofundar o conhecimento de quem operava a plataforma dentro da distribuidora, com o objetivo de buscar e manter a eficiência operacional e o máximo aproveitamento dos recursos. Como resolução, em 2019, foi implantada a Operação On-Site da Way2 na Enel Distribuição.
A operação on-site da Way2 é composta por uma equipe especializada em medição de energia, que trabalha diretamente na sede da distribuidora para gerenciar todos os dados medidos pela Plataforma Integrada de Medição (PIM). Os profissionais da equipe on-site são contratados e treinados pela Way2, o que garante um profundo conhecimento dos recursos do software aos seus operadores.
Além disso, a proximidade com o cliente – conferida pela atuação ‘in loco’, permite à Enel extrair mais valor das ferramentas e dos dados de medição. A principal vantagem desse cenário é ter profissionais com uma visão detalhada tanto das atividades desenvolvidas internamente por diferentes setores quanto dos dados centralizados no PIM.
Com a implantação da Operação On-site na Enel Distribuição Rio, a empresa começou a utilizar a capacidade mais avançada de entrega da Plataforma Integrada de Medição (PIM), expandindo o serviço para as unidades da distribuidora no Ceará e São Paulo. Hoje, a Way2 apoia a empresa em temas como:
Dentre os resultados conquistados junto à Enel estão a diminuição dos pedidos de recontabilização junto à CCEE por inconsistência e ausência de ajustes nos dados consolidados e a redução das manutenções em campo, em razão da melhoria nas validações de dados internamente. Além do ganho de eficiência nos processos que otimizou o uso do OPEX da distribuidora, economizando aproximadamente 1 milhão de reais por ano, e do aumento da efetividade de coleta de medidores.
Somado a esse cenário, está o avanço do conhecimento sobre os dados medidos, uma vez que o time on-site é especialista no PIM e em todas as informações, insights e relatórios que a plataforma pode gerar sobre a operação. O que confere mais segurança e confiabilidade às tomadas de decisão. Para Leandro da Matta Conceição, Especialista em Engenharia Eletricista de Medição AT/MT, responsável pela implantação da Operação On-site na Enel, o serviço se diferencia não só pelos motivos citados anteriormente, mas também pela eficiência na entrega de soluções e resoluções de problemas.
Segundo ele, desde a implantação do PIM, foi possível se aprofundar na plataforma e sanar problemas, o que com o on-site foi aprimorado, gerando valor na antecipação de riscos e problemas.
“Porque eu sei que a Way2 é séria, que tem aquele compromisso de entregar o serviço da forma que o cliente deseja, com muito profissionalismo, e de resolver os problemas na raiz”.
Os profissionais da Operação On-site também estão imersos nas evoluções do mercado e atentos às mudanças regulatórias, principalmente neste momento de abertura do mercado, para garantir excelência nos processos de medição da distribuidora, o que faz total diferença.