Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Nathália Viegas, Analista de Marketing | 6 junho, 2023 | 0 Comentário(s)

Uso da tecnologia em análises de viabilidade: mais agilidade para varejistas no Mercado Livre de Energia  

Com o apoio de soluções que automatizam e consolidam dados da fatura de energia, as varejistas conseguem garantir segurança e agilidade na análise de viabilidade dos consumidores que poderão migrar para o Mercado Livre de Energia a partir de 2024.

abertura do mercado livre de energia

O Mercado Livre de Energia, que já conta com 11.421 consumidores, tem registrado um aumento considerável em 2023, fazendo frente ao ambiente de contratação regulado. Apenas no primeiro trimestre do ano, o ACL já registrou um crescimento de 11% na demanda de energia na comparação anual, segundo a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). Enquanto o ACR recuou 1,3% no mesmo período.  

Com a abertura mais próxima, a tendência é que o ambiente de contratação livre siga em expansão. Uma vez que que será permitida a migração de todos os consumidores atendidos por Tarifa do Grupo A. O cenário também acaba viabilizando milhares de oportunidades para as comercializadoras varejistas, que serão responsáveis por atender os novos consumidores livres e representá-los frente à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).  

No entanto, para que essas novas oportunidades se transformem em negócios rentáveis, é preciso contar com a tecnologia para realizar a análise de viabilidade dos consumidores que poderão fazer parte do Mercado Livre. Contando com dados confiáveis, análises seguras e automações inteligentes para entregar as melhores soluções ao mercado. 

Uso da tecnologia para análise de viabilidade  

Considerando os novos perfis de consumidores que vão poder a migrar para o mercado livre de energia a partir de 2024, a análise de viabilidade se torna uma ação indispensável às comercializadoras varejistas. Já que precisam entender quem é esse público e qual modelo de negócio deve ser ofertado a ele. Muitas empresas já utilizam a coleta e análise de dados de energia como principais insumos para obter sucesso neste segmento.  

Com essas informações, que são extraídas principalmente das faturas de energia, é possível identificar tendências, antecipar demandas e tomar decisões mais assertivas. No entanto, algumas comercializadoras ainda contam com o trabalho manual para realizar a captura e processamento dos dados. Prática que tem se mostrado cada vez mais ultrapassada. Uma vez que já existe tecnologia que consegue automatizar essas atividades e entregar dados consolidados às empresas. 

Faturas de energia na análise de viabilidade 

Para a análise de viabilidade da migração de um consumidor para o mercado livre de energia é preciso avaliar uma série de informações: 

  • Consumo e demanda de energia  
  • Vigência do contrato atual com a distribuidora  
  • Potência contratada  
  • Tarifas e encargos  
  • Histórico de consumo  
  • Análise de mercado 

Levando em consideração a necessidade de capturar, processar, consolidar e analisar todos esses dados, o uso da tecnologia se torna indispensável. Evitando o trabalho manual que é demorado, custoso e sujeito a erros. As faturas de energia possuem layouts e aplicações de tarifas e impostos que variam conforme o perfil de consumo, o estado e a concessionária de energia. 

Portanto, qualquer erro humano no tratamento desses dados pode resultar em uma proposta comercial equivocada para um potencial cliente e gerar problemas futuros tanto para o consumidor quanto para a comercializadora.  

Ou seja, com o uso de uma tecnologia que captura e processa faturas de energia automaticamente, a probabilidade destes erros acontecerem é muito menor – desde que a solução escolhida tenha expertise e experiência para lidar com dados de energia, além de entender a fundo as necessidades do mercado. Pois só assim, conseguirá entregar uma ferramenta completa e consistente para que as comercializadoras possam fazer a gestão desses dados de forma segura.  

Como escolher um software para atuar no Mercado Livre de Energia? 

A abertura do mercado de energia oferece um leque de oportunidades para as comercializadoras que desejam expandir seus negócios e conquistar novos clientes. E a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a oferta de soluções personalizadas, automação de processos e a análise inteligente de dados.  

Hoje, o mercado já conta com soluções que permitem entender se o consumidor tem um histórico de inadimplência que pode comprometer contratos de energia futuros com a varejista. Bem como, plataformas que permitem capturar e processar faturas de energia. Consolidando e entregando dados confiáveis às comercializadoras para que possam checar a viabilidade de uma migração para o mercado livre e ainda propor o melhor modelo de negócio, conforme o perfil do consumidor.  

Essas empresas podem contar com a expertise de empresas de tecnologia para coletar e processar de faturas e gerenciar dados de energia, que servirão como insumo para entender quando será viável a migração de novos consumidores para o Mercado Livre de Energia. Ao aproveitar ferramentas inovadoras, as varejistas estarão preparadas para enfrentar os desafios desse mercado dinâmico e conquistar uma posição de destaque entre os concorrentes.   

powerhub

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia