Way2Blog

Tudo sobre gestão de energia e o setor elétrico!

Por Helena Liberato, Analista de Marketing na Way2 | 11 agosto, 2021 | 0 Comentário(s)

Como o Maxi Shopping Jundiaí otimiza o rateio de energia entre lojistas com a PowerHub

Para realizar o rateio de energia entre seus lojistas de forma adequada ao perfil de cada um, o Maxi Shopping Jundiaí utiliza a PowerHub para acompanhar em tempo real os dados de consumo de todo o empreendimento e identificar possíveis alterações na demanda de energia.

Sem tempo para ler o artigo? Ouça abaixo:

rateio de energia elétrica

O rateio de energia é uma ação muito utilizada para customizar ao máximo o consumo energético em grandes operações, principalmente no varejo como em shoppings centers.

É o que acontece na operação do Maxi Shopping Jundiaí, cliente da Way2 desde 2015. A empresa realiza com excelência a divisão de energia entre todas as lojas do empreendimento, o que proporciona também para os lojistas, uma oportunidade acessível tanto para entrega de energia para cada setor, quanto para redução de custos.

Continue lendo para entender melhor sobre a estratégia do Maxi Shopping e como a PowerHub garante uma melhor gestão do consumo energético para o empreendimento: 

A gestão do rateio do consumo de energia 

Antes de migrar para o mercado livre de energia, os lojistas do Maxi Shopping Jundiaí tinham seus próprios contratos individuais com as distribuidoras. Buscando redução e otimização dos custos com energia elétrica para o empreendimento, o ambiente de contratação livre e o investimento em medidores próprios foram as alternativas certas para a gestão unificada do consumo e economia que buscavam. 

Nos dias atuais, os lojistas recebem a cobrança diretamente da operação do shopping, que por sua vez, cobra com maior assertividade de acordo com o que cada loja consome individualmente. Ao implantar o rateio do consumo de energia, o Maxi Shopping também aumentou a competitividade do empreendimento no mercado, sendo buscado por outros lojistas com mais facilidade.

Os desafios no rateio dos custos de energia

Um dos maiores desafios no processo de rateio de custos do shopping center, é garantir que cada lojista pague de fato apenas por aquilo que consumiu de energia no período. Portanto, é necessário verificar diariamente como está o consumo das lojas em relação às suas demandas, além de estar atento a possíveis aumentos que podem ocorrer, por exemplo, quando algum funcionário esquece de desligar equipamentos elétricos durante a noite.

Caso a cobrança seja feita de forma incorreta e apresentar dados discrepantes do consumo, o empreendimento pode sofrer com ações judiciais dos lojistas, por exemplo, para rever a sua cobrança. “Se errarmos no cálculo de consumo de uma loja, vamos errar em todas as outras, porque elas pagarão por uma loja que consumiu mais”, completa Joemil Knothe, gestor de energia no Maxi Shopping Jundiaí.

O apoio da tecnologia na gestão de energia

Como realizavam todo processo de rateio de energia manualmente, o time do Maxi Shopping começou a reportar muitos erros de cobrança entre as lojas. 

Buscando garantir maior eficiência na gestão dos dados de energia, o empreendimento conta com o apoio da tecnologia da PowerHub, plataforma de gerenciamento inteligente de dados de energia da Way2, para otimizar a rotina e garantir maior assertividade nos dados energéticos, o que também impactou positivamente no relacionamento com os lojistas.

Funcionalidades da PowerHub para garantir eficiência dos dados de energia

Para garantir o correto rateio de energia e, por consequência, mais eficiência na gestão dos dados de consumo, o Maxi Shopping utilizou a PowerHub para acompanhar em tempo real os dados de consumo de todo o empreendimento, monitorar o perfil de consumo dos lojistas e identificar possíveis alterações na demanda de energia. 

A partir do acompanhamento diário, o time de gestão da empresa consegue tomar decisões assertivas com antecedência e prevenir problemas futuros, além de oferecer constantes sugestões de ações de eficiência energética para os seus lojistas.

A PowerHub também auxiliou:

  • No acesso fácil e rápido aos dados de mais de 200 equipamentos do empreendimento;
  • Nos comandos de notificações sobre medidores com problemas reduzindo o impacto de possível falta de dados;
  • Na visão macro e micro sobre o fornecimento de energia;
  • Na inteligência sobre os dados de energia, que auxiliam na promoção de um consumo mais saudável e aplicação justa da energia;
  • Na automatização dos processos manuais e conexão facilitada com outras planilhas de controle do cliente.

Quer conhecer melhor a PowerHub e como ela pode ajudar o seu empreendimento também? Clique aqui para saber mais e falar com um dos nossos especialistas.

powerhub

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia