Way2Blog

Tudo sobre gestão de energia e o setor elétrico!

Por Bianca Escrich, redatora na Way2 | 14 julho, 2020 | 0 Comentário(s)

5 ações de eficiência energética para operações mais rentáveis

Ao adotar ações que otimizam o consumo de energia elétrica é possível alcançar eficiência energética em empresas e indústrias, impactando na redução de consumo e tornando a operação do negócio mais sustentável.

Sem tempo para ler o artigo? Ouça aqui:

Estudo realizado pelo Instituto E+ apontou a importância da eficiência energética no Brasil. De acordo com a pesquisa, a transição para um novo modelo energético é um fator importante para que o país possa avançar e se desenvolver. Para chegar ao nível de nações desenvolvidas, é imprescindível adotar uma abordagem sustentável por meio de ações de eficiência energética, o que exige das empresas e indústrias um melhor aproveitamento da energia gerada e consumida, bem como o seu uso eficaz.

Listamos as principais ações que devem ser adotadas em empresas e indústrias para alcançar eficiência energética e, com isso, reduzir o consumo, garantir a viabilidade econômica e tornar a operação do negócio mais rentável e sustentável. As orientações são de Fabiano Ferreira Andrade, Diretor Executivo da Autonomus — Soluções em Energia, uma das empresas Parceiras da Way2, e entusiasta da busca de soluções inovadoras na área de sistemas de energia.

certificação iso 50001

Iniciativas para alcance de eficiência energética em empresas e indústrias

Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL tem como principal objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Adotar medidas para promover o uso racional de energia, tornando os processos mais eficientes do ponto de vista energético com intuito de reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa que aceleram as mudanças climáticas, tornou-se um dever social e ambiental por parte das empresas e indústrias.

A partir de um diagnóstico energético, torna-se viável identificar o que eleva o consumo de energia e pontos de melhoria, abrindo espaço para ações de eficiência energética contínuas e garantindo segurança na demanda e consumo consciente.

Confira 5 ações de melhorias em eficiência energética para tornar a operação de empresas e indústrias mais rentáveis:

1. Modernização de equipamentos

Para tornar a operação da empresa ou indústria mais rentável é importante avaliar a necessidade de substituição de equipamentos e infraestrutura (troca de lâmpadas, automação no desligamento de linhas de produção). Isso porque, para melhorar a capacidade energética é necessário investir em equipamentos mais eficientes.

Um diagnóstico energético realizado por especialistas na área aliado à adoção de software de gestão de energia pode auxiliar seu negócio a identificar a necessidade de investir na modernização de equipamentos para consumo eficiente de energia.

2. Reduzir excedente de energia reativa

O valor cobrado pelo excedente de energia reativa pelas concessionárias pode representar um impacto financeiro significativo às empresas a longo prazo. Para evitar o pagamento dessa taxa tarifária, é importante fazer um estudo para identificar quais iniciativas são mais indicadas no seu caso. Afinal, instalar banco de capacitores é apenas uma das soluções que podem ser implementadas para diminuir esse custo no orçamento. Há outras soluções como, por exemplo, a readequação de motores para reduzir excedente reativo. A cobrança adicional é aplicada às empresas que fazem uso excessivo da energia reativa gerada por equipamentos como motores mal dimensionados, máquinas de solda, transformadores, bombas hidráulicas, elevadores, entre outros. Para identificar os potenciais de economia de energia nas empresas, é necessário ter uma visão macro do comportamento de consumo e demanda. Esse acompanhamento pode ser feito por meio da adoção de uma solução em gestão de energia.

3. Conquistar certificação de eficiência energética

Conquistar a certificação da ISO 50001, assegura que empresas e indústrias com esse selo estejam seguindo os padrões de exigência para manter a eficiência energética de suas operações. Ao promover uma gestão de energia eficiente, garantindo o uso racional desse recurso e gerando economia, o negócio passa a ter um diferencial competitivo e maior credibilidade perante aos clientes e investidores.

Após a implementação da ISO na organização, é criado um ambiente propício à integração da eficiência energética às práticas de gestão e operação e até mesmo da cadeia de fornecedores da empresa, como:

  • O uso mais consciente da energia;
  • A análise baseada em medição, documentação, comparação e relatórios;
  • A aplicação de melhores práticas no uso e gestão de energia;
  • A aplicação da eficiência energética à novos projetos e aquisições;
  • A priorização de novas tecnologias visando à eficiência energética.
iso 50001

4. Realizar medições setoriais

Acompanhar dados de medição por setor permite que um estabelecimento comercial ou indústria entenda o perfil detalhado de consumo da sua operação e encontre potenciais de economia para, aí sim, aplicar ações de melhoria em eficiência energética.

É possível até mesmo proceder de forma mais exata e segura ao rateio da conta entre os centros de custos de uma empresa e entre condôminos, no caso de condomínios comerciais ou shoppings, já que a medição setorial identifica, separadamente, o consumo de setores, departamentos e lojas.

Com as facilidades trazidas pelas tecnologias recentes, é também uma solução cada vez mais simples de ser implantada, com custos atrativos, e uma alternativa indicada para alcançar eficiência energética.

5. Adotar sistema de gerenciamento de energia

Os softwares de gerenciamento de energia são um dos recursos essenciais para empresas que visam efetivamente alcançar a eficiência energética em suas operações e atingir o máximo de economia possível por causa da visibilidade dos dados de energia em tempo real. O uso de um software de gestão de energia permite que a empresa consiga identificar o seu perfil de consumo e carga, fator que auxilia o diagnóstico de um projeto de eficiência energética, seja em empresas ou indústrias, e permite o monitoramento para o acompanhamento contínuo das ações de melhoria

O monitoramento do consumo em tempo real e as funcionalidades dos softwares de gestão também fornecem indicadores confiáveis para um planejamento mais adequado de operação, manutenção e correção de desvios e ineficiências.

gestão de energia nas empresas

Deixe seu comentário!

Assine nosso blog ;)

Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo quando o assunto é energia