Para reduzir os custos de geração de energia e tornar a operação sustentável em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a CEMAR investiu na adoção da Plataforma Integrada de Medição de Energia da Way2.
Ao aliar a tecnologia de gestão e operação da medição para faturamento, conseguiu automatizar os principais processos, desde a coleta dos dados de medição até a consolidação na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), resultando em ganho operacional, segurança regulatória e visão integrada da performance do ativo.
A CEMAR, empresa de geração controlada pelo grupo Equatorial Energia, é considerada referência em modelo de gestão financeira e exemplo de como investimentos consistentes podem melhorar o atendimento aos clientes e a operação da concessionária. A geradora atua na distribuição de energia elétrica para todo o estado do Maranhão (MA) com capacidade para atender cerca de 217 municípios espalhados em 334.557 km².
A sede da empresa fica localizada na ilha de São Luís e, apenas nesta região, atende em torno de 2 milhões de consumidores. Com áreas de grande concentração de clientes, assim como regiões pouco povoadas, algumas vezes de difícil acesso e com as mais diversas realidades socioeconômicas, a CEMAR tem um grande desafio na operação e gestão de ativos da rede de distribuição. Por esse motivo, o aumento da eficiência energética e operacional é um de seus principais focos de investimento.
Após avaliar as soluções de mercado exclusivas para o setor de geração, a CEMAR optou pela contratação de tecnologia desenvolvida pela Way2.
Ao adotar a Plataforma Integrada de Medição para orientar seus processos e otimizar a operação da empresa, a CEMAR se beneficiou das funcionalidades customizadas para Gestão da Medição de Faturamento (SMF) em tempo real com inteligência de dados, que rapidamente se expandiu para a medição de pontos de fronteira e de clientes de alta tensão.
A iniciativa, viabilizou a gestão proativa dos SMFs, assegurando adequação regulatória e a remuneração correta dos ativos. Diante da obrigatoriedade do uso de medidores com memória de massa nos alimentadores das subestações de distribuição pela ANEEL, a partir da revisão do PRODIST, a CEMAR já havia se adequado à exigência e estava em conformidade com a nova norma.
A empresa decidiu evoluir e implementar a Plataforma Integrada de Medição de Energia da Way2 para automatizar a telemedição e vários outros processos de gestão e análise. Com esta expansão no escopo do projeto, o PIM passou a fornecer dados e ferramentas para outras áreas da companhia.
Fator que possibilitou ganho operacional e aumento na eficiência do time, tornando viável a automatização de parte considerável do processo de análise de anomalias de dados e da criação dos balanços energéticos da companhia que alimentam a área de suprimentos, fornecendo insumos para a tomada de decisão na alocação de recursos estratégicos.
Ao implementar a Plataforma Integrada de Medição, a empresa constatou os benefícios das funcionalidades inovadoras para gestão de ativos da medição operacional que a solução em medição e gestão de energia oferece, entre eles:
Ao implementar a solução para gestão da medição de energia, tanto a coleta quanto a centralização dos dados de geração passaram a ser integrados a uma única plataforma de medição para efetivo controle e análise dos dados de medição em tempo real.
O que possibilitou aplicar a inteligência estratégica sobre os dados e processos, assegurando a adequação regulatória e a remuneração correta dos empreendimentos em operação, contribuindo ainda para aumento da eficiência operacional por meio de processos automáticos de coleta, tratamento e publicação de dados.
Aumento da eficiência na análise das anomalias de medição, a partir da personalização de alarmes e validações de dados para correta contabilização de energia. As análises de validação dos dados são disponibilizadas em relatórios para medição operacional que calculam de forma automática demandas coincidentes, desequilíbrios entre fases, alertas de corrente de pick-up de relé, comparação com dados da automação da rede (Sistema SCADA), etc.
A Plataforma Integrada de Medição de Energia possibilita modelar visualizações de dados com base em equações complexas e vigências bem definidas, tornando viável modelar pontos de balanço medido, rateios, e cargas complexas em dashboards e relatórios 100% customizáveis.
A plataforma auxilia no cumprimento ao Atendimento Regulatório, mitigando os riscos de penalidades da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e assegurando a disponibilidade do canal de comunicação dos medidores com a CCEE de forma automatizada e em tempo real para total controle dos dados, desde a fase de prospecção e certificação, mantendo a consistência e disponibilidade das medições.
Fator que contribui para ganho de escala na coleta de dados, que passa a ser centralizada em uma única plataforma capaz de se comunicar com os principais modelos de medidores utilizados no país e através de múltiplos canais de comunicação.