A distribuidora de energia Elektro, uma das maiores distribuidoras do Brasil, sentiu a necessidade de promover melhorias nos processos relacionados à gestão da medição. Apesar de contar com um sistema estável para gestão da medição, a tecnologia não contribuía para otimizar a operação da empresa, sendo pouco otimizada em termos de infraestrutura e exigindo que processos manuais fossem mantidos integrados à sistemas e planilhas para fazer a gestão de energia.
Após avaliar as soluções de mercado direcionadas às distribuidoras, em 2009, a empresa investiu na implantação da Plataforma Integrada de Medição (PIM) da Way2. Solução completa de telemedição que oferece funcionalidades para atuar na medição da distribuidora de forma eficiente, maximizando automações e o nível de confiabilidade na gestão da medição de faturamento para atendimento das exigências da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Um desafio, especialmente considerando os níveis já elevados de confiabilidade dos dados da companhia que atende mais de 200 cidades em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, distribuindo energia a mais de 6 milhões de pessoas com cerca de 770 pontos de medição.
Para alcançar os resultados esperados com a contratação da solução, uma série de funcionalidades avançadas da plataforma foram inseridas nos processos da companhia, como por exemplo: automação das análises de dados por meio de alarmes, ajuste e consolidação automático de anomalias na medição o sincronismo recorrente das configurações dos medidores utilizados em campo e a geração de indicadores de performance da coleta. Essas foram algumas das iniciativas de melhorias dos processos com auxílio da tecnologia e suporte técnico oferecido pela Way2.
Com a coleta e a consistência dos dados asseguradas, se tornava aperfeiçoar os pontos mais críticos do projeto. Para isso, foi executado um processo minucioso de levantamento de requisitos com diversas áreas usuárias do sistema como Suprimento de Energia, Faturamento, Gestão de Qualidade de Energia e Perdas.
Este levantamento tinha o objetivo de identificar os principais pontos de atrito existentes no processo de gestão energética da companhia, a fim de modelar customizações para uma solução de alta aderência ao cenário Elektro.
Com o envolvimento das principais áreas da Elektro, foi possível explorar as funcionalidades da Plataforma Integrada de Medição (PIM) da Way2, transformando-o em um sistema altamente aderente às necessidades dos diversos times envolvidos, possibilitando um ganho nos níveis de confiabilidade e a otimização dos processos da companhia.
Monitoramento em tempo real: Mapa da área de cobertura da Elektro com a localização geográfica de todos os pontos de medição e a classificação dos mesmos em diferentes status de operação, permitindo aos usuários, velocidade na análise de dados para obter uma visão global do nível de consistência da empresa e das principais prioridades a serem tratadas.
A distribuidora atua em uma extensa zona de cobertura, o que torna inviável manter operação proativa tendo que analisar os pontos de medição individualmente. Com a contratação da Plataforma Integrada de Medição (PIM), a Way2 desenvolveu um dashboard personalizado que possibilita gestão de todos os pontos de medição.
Funcionalidade que permite agilidade na análise do status dos pontos de medição de forma automatizada e que possibilita identificação de falhas operacionais e inconsistências que impactam na operação e podem gerar penalizações.
Balanço Energético: Funcionalidade permite acompanhamento de diversas áreas da companhia para avaliação do comportamento das cargas e a variação da perda de energia em diferentes níveis: Subestação, Alimentadores, região.
Assim, torna-se viável entender comportamento de consumo, levando em consideração as características das diferentes zona de cobertura que a distribuidora atua para um desempenho otimizado da operação.
Gestão de Qualidade de Energia: Possibilita geração de gráficos e relatórios dos dados de Qualidade de Energia e Resumos Estatísticos, de acordo com a regulação vigente (Tensão, Corrente, Desequilíbrio de Tensão, Desequilíbrio de Corrente, Harmônico de Tensão, Harmônico de Corrente, Frequência, Sagswell, Transientes, Flicker, CBEMA e Fator de Potência);
Isso assegura que a distribuidora cumpram os limites regulatórios e identifiquem problemas de qualidade de forma proativa ao promover o acompanhamento dos principais indicadores operacionais por meio de relatórios personalizados.
Registro de ações da medição em campo: Baseada nos ROMs – Relatório de Ocorrência em Medição – registra eventos de manutenção sobre os ativos da rede que influenciam na consolidação da medição. Funcionalidade permite maior controle dos pontos de medição em tempo real para coleta e qualificação dos dados, acompanhamento e histórico da operação e manutenção.
A partir da coleta de dados é possível obter um histórico de toda a operação na plataforma, possibilitando a criação de alarmes que indicam anomalias e movimenta ações em campo. Com isso, é possível obter uma previsibilidade maior da operação e otimizar os processos ao identificar tratamento adequado para cada caso entre outros detalhes relevantes ao promover o registro de ações da medição em campo.
Simulação de Fatura: Funcionalidade que permite coleta e qualificação dos dados ao sistema comercial para viabilizar a emissão das faturas de forma automatizada. A plataforma assegura consolidação dos dados em um único sistema, garantindo consistência das informações para projeções de consumo e simulação de faturas de energia em diferentes modelos contratuais e enquadramentos tarifários, permitindo escolhas mais seguras, baseadas em parâmetros confiáveis sobre o perfil de consumo.
O que permite um histórico detalhado dos componentes de custo e dos montantes faturados pela distribuidora para identificação de potenciais de economia relacionados à demanda contratada, ao enquadramento tarifário e ao pagamento de multas.