Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Flávio Maia, Operações na Way2 | 16 dezembro, 2021 | 0 Comentário(s)

Como aplicar a telemetria de energia em empresas e indústrias

A telemetria de energia permite que empresas e indústrias façam a medição remota de energia elétrica das suas operações. Para trabalhar os dados oriundos do gateway da telemetria, o usuário pode contar, por exemplo, com o software de gestão e monitoramento de energia da Way2, a PowerHub.

telemetria de energia

A telemetria de energia é um dos principais processos para digitalizar o setor elétrico. O significado da palavra  tem origem grega, em que “tele” quer dizer “remoto” e “metria” – “medida”. Ou seja, é uma tecnologia que permite ao usuário a medição remota de dados que são relevantes para o acompanhamento e monitoramento de dados, nesse caso, de energia. Essa utilidade pode ser tanto para avaliar o desempenho de uma unidade consumidora pela medição de energia, como para monitoramento de uso de água e gás.

A telemetria de dados de energia elétrica

Toda empresa conectada a rede de distribuição é denominada por unidade consumidora de energia que possui seu padrão de entrada, ou seja, o ponto de alimentação  para a rede elétrica, que pode ser localizado numa subestação ou cabine de medição. Essa medição é feita pela distribuidora, a fim de fornecer e faturar os dados de consumo de energia. Tais dados, como de energia ativa, reativa, fator de potência, são apontados e registrados por medidores de energia, em intervalos de 15 em 15 minutos que vão para uma memória de massa. 

Esses dados de energia armazenados podem ser captados em tempo real, onde a concessionária consegue ter acesso através de gateways de telecomunicação. Ou seja, por um hardware que serve como o intermédio das informações (uma espécie de “túnel”, de conexão entre o medidor e a nuvem/servidor do correspondente final, nesse caso: a distribuidora). 

Dessa forma, é possível acessar as informações referentes ao perfil de consumo da operação e trabalhar a contabilização desses dados, gerando uma fatura de energia.  É bem comum as concessionárias praticarem esse tipo de telemetria, justamente para ter controle desses dados de forma fácil e rápida, substituindo  idas e vindas das equipes para efetuar análises presenciais todos os meses. 

Como funciona a conexão de uma telemetria de energia

Um gateway de telemetria possui aplicações variadas que dependem do cenário da unidade a ser implantada. As opções de aplicação vão desde  um ponto de rede ethernet, rede celular (3G/4G) ou até mesmo por outras tecnologias como, LoRa e SigFox

Importante mencionar também que não é apenas a concessionária que pode telemedir energia. Conforme a Resolução 414 da ANEEL, a concessionária dispõe-se para executar o serviço de liberação da SSU (saída de usuário) para conceder acesso aos dados de memória de massa à unidade consumidora. Esses dados podem ser fornecidos de dois jeitos, dependendo do modelo do medidor de energia da empresa: por pulso ou por porta de comunicação serial, ethernet e óptica magnética

Apresentação dos dados de energia na PowerHub

Com uma ferramenta de coleta desses dados de energia, é possível gerenciar as informações para tomadas de decisão mais precisas na operação. A  Way2 desenvolve para isso a PowerHub. Nela, é possível visualizar os dados em dashboards, auxiliando na exportação desses, também em 15 em 15 minutos, previsões de consumo detalhadas através de gráficos, alarmes de ocorrência de penalidades, gerenciamento de demanda de energia, implantação de projetos, análise de perfil de consumo da unidade e, com isso, assegurar  tomada de decisões rápidas e assertivas, garantindo a eficiência energética da sua empresa.

medição remota de energia
Arquitetura da implantação de telemetria da plataforma PowerHub, para diagnóstico energético de empresas ou indústrias

Benefícios da medição remota de energia para empresas e indústrias

Podemos listar diversas vantagens na aplicação de telemetria de energia em empresas e indústrias usando soluções de tecnologia para gerenciamento de dados. Exemplos: 

Eliminar ineficiência operacional

Implantando a telemetria o usuário realiza um processo de discretização do dado de energia, tornando-o menos complexo. Ele deixa  de  enxergá-lo em uma pequena tela de um medidor, ou apenas em números de uma fatura de energia elétrica, e passa a visualizar os dados em dashboards e relatórios. Com acompanhamento de alarmes, é possível fornecer tempo hábil para a equipe tomar decisões com previsibilidade e economizar tempo na rotina. 

Na maioria das vezes quem enxerga os gatilhos de consumo de energia excedente (que geram penalidades), não consegue atuar de forma assertiva para evitar custos não desejáveis, justamente por questões como distância, registro e disponibilidade. Imagine ter que ir até a subestação muitas vezes para obter os dados, que são relevantes e em horários distintos, sem previsão histórica, ter que anotar tudo, ou alimentar uma planilha mês a mês.

A telemetria de energia auxilia para que tudo isso esteja numa base de dados, de forma automática, garantindo um acompanhamento instantâneo e fácil, dando oportunidade para que o usuário enxergue esse dado até pela tela do seu smartphone e promova ações que vão não só economizar tempo, como abrir possibilidades para economia de custos. 

Auxílio na aplicação de projetos e alterações no perfil de demanda

Com telemetria a análise de perfil de consumo de uma empresa fica muito mais clara, o que faz com que possam ser implementadas ações, a longo e curto prazo, para a obtenção de eficiência energética.  

Desde projetos mais objetivos, como redimensionar o banco de capacitores através da verificação em tempo real do status do fator de potência em termos indutivos e capacitivos (veja como a Rede VB identificou problemas no fator de potência analisando o perfil de carga) ou projetos maiores que precisam de um diagnóstico histórico e de trâmites de contrato frente a distribuidora, como para indústrias do agronegócio que podem usufruir do reconhecimento da sazonalidade (veja como a Amaggi reduziu custos analisando seus dados de demanda sazonal)

Quer saber mais sobre telemetria de energia? Conheça a plataforma de Gestão de energia com inteligência de dados para evitar inconsistências e potencializar economias da Way2 Tecnologia.

powerhub

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia