Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Lívia Neves, redatora na Way2 | 17 junho, 2021 | 0 Comentário(s)

Benefícios da medição setorial no rateio de energia elétrica

Com uma medição mais granular do consumo energético por setor, gestores conseguem priorizar ações de eficiência e subdimensionar com assertividade os seus custos com energia.

rateio de energia

Não existe uma solução única para a gestão de energia: cada empresa e organização demandará uma solução específica para suas operações. O mesmo é válido para os diferentes setores dentro de uma empresa. 

Enquanto para uma linha de produção a solução de eficiência energética mais recomendada pode ser a mudança de horário de operação de maquinários, por exemplo, para a área administrativa da empresa a troca de iluminação ou a instalação de geração distribuída pode ser mais indicada. Para customizar as ações de eficiência energética e o gerenciamento de energia por área da empresa, o mais indicado é realizar o rateio de energia entre centros de custos. 

Neste artigo vamos explorar as ações para realizar o dimensionamento mais adequado do rateio de energia. Confira! 

Melhores práticas para rateio de energia entre centro de custos

O rateio do consumo de energia pode ser muito útil para customizar ao máximo um plano eficiente de gestão de energia, quando baseado em dados reais de consumo. Isto porque o rateio pode ser feito de uma forma estimada, dividindo o consumo total da empresa pelas diferentes áreas de negócio ou pelas unidades consumidoras. Pode ser calculado também utilizando outros critérios, como o número de máquinas em operação em cada centro de produção, ou o número de pessoas trabalhando em cada unidade consumidora.

Com a medição setorial de energia, é possível obter informações mais detalhadas de consumo energético por área da empresa. Assim os gestores entendem melhor quais áreas da sua operação devem ser priorizadas em um plano de ações de eficiência energética. Indo além, é possível ainda, dentro de uma mesma área, identificar quais unidades de consumo demandam mais energia, por exemplo, entre diferentes centros de produção ou de distribuição. Cabe a cada empresa entender que forma melhor se enquadra ao seu contexto e necessidade, para que obtenha os melhores resultados possíveis.

Benefícios da medição setorizada de energia

Com o acompanhamento contínuo do consumo, gestores podem determinar o melhor horário de utilização da iluminação, ar condicionado e outros equipamentos por setor, evitando o consumo indevido em períodos sem necessidade. Indo além, podem decidir pela substituição de máquinas por outras de melhor rendimento, caso o investimento seja menor que a diferença de custo com a energia. 

  • Ações para redução de custos com energia 

As medições setoriais são importantes também para definir metas de redução de consumo e para monitorar o avanço dos planos de eficiência energética por centro de custo. Também  é possível comparar unidades ou setores da empresa entre si, o que pode inclusive ajudar a identificar quais áreas precisam de alguma ação ou mudança.

  • Previsibilidade financeira sobre o consumo de energia

Além de ser muito útil para planejar ações de eficiência energética, a medição e o rateio setorizado da energia podem ajudar a monitorar os resultados de ações já implementadas para reduzir ou melhorar o perfil de consumo das empresas. O monitoramento do consumo da iluminação, por exemplo, pode ajudar a calcular os resultados em economia gerada após o investimento em substituição de lâmpadas por outras mais eficientes. 

Caso o empreendimento possua gerador de energia e ele seja utilizado no horário de ponta, quando o custo da energia é maior, o monitoramento da geração permite ser preciso na quantidade de energia gerada e principalmente no horário que ela deve ser gerada. 

Solução de inteligência de dados para medição setorizada de energia e rateio de custos

Você já deve ter percebido que é muito mais vantajoso fazer o rateio da energia entre centros de custo com base em medição setorizada, e não apenas dividindo o consumo total entre as unidades. Mas a medição mais detalhada do consumo de energia também gera um volume maior de dados sobre os quais os gestores devem se debruçar para traçar o melhor plano de eficiência energética e tomar as melhores decisões.

Para solucionar o desafio de processar todas essas informações, o gestor pode contar com a Powerhub, plataforma desenvolvida pela Way2 para facilitar a gestão eficiente dos dados de energia por meio da tecnologia. 

Com base nas leituras setoriais de cada setor, linha de produção, máquinas e equipamentos, a Powerhub centraliza o histórico de dados de energia do consumidor. Ao centralizar os dados de uso de energia em uma mesma plataforma, o gestor passa a ter acesso facilitado à informações relevantes e confiáveis que auxiliam na tomada decisões e no gerenciamento dos parâmetros de utilização de energia, como consumo, demanda e fator de potência.

Entre em contato e saiba mais sobre como a Powerhub pode ajudar a sua empresa a evitar inconsistências e potencializar economias na operação. 

Rateio de créditos de energia na geração distribuída

No cenário da geração distribuída, há também uma necessidade latente para otimizar o rateio de energia elétrica, nesse caso, dos créditos de energia entre cada cliente, principalmente em usinas com um grande volume de unidades consumidoras nas modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

Para facilitar os processos dessa gestão, é recomendado a adoção de um software para gerenciamento dos créditos de energia, como o PrismaGD para geração distribuída, também desenvolvido pela Way2. Com o objetivo de concentrar e planejar o rateio de créditos de energia de cada cliente, permitindo ao gestor um controle mais efetivo sobre a geração e compensação da energia entre todas as unidades consumidoras beneficiárias. 

Entre em contato e saiba mais sobre como a solução pode ajudar a sua usina de geração distribuída a simplificar o rateio dos créditos de energia de múltiplas unidades consumidoras.

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia